Um dia após falar sobre a possibilidade de desistir da disputa pela Prefeitura de São Paulo, o pré-candidato José Luiz Datena (PSDB) se encontrou com lideranças tucanas nesta quarta-feira (24).
Datena esteve ao lado do presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, o deputado federal e presidente do Instituto Teotônio Vilela, Aécio Neves (PSDB-MG), e o presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, o ex-senador José Aníbal.
De acordo com a assessoria dos tucanos, na reunião, foram ajustados os últimos detalhes da convenção municipal que acontecerá no próximo sábado (27) e as agendas e estratégias de campanha.
O apresentador cancelou, na última terça-feira (23), um compromisso de sua pré-campanha. Ele visitaria Sindicato Patronal dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo.
Sua primeira agenda aconteceu há uma semana, no dia 17 de julho, quando visitou o Mercado Municipal de São Paulo, sendo o primeiro compromisso público do apresentador em cinco eleições.
Comparação com Biden
Na última segunda-feira (22), em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, Datena fez uma referência à possibilidade de desistência da corrida eleitoral, citando a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, — que abandonou a disputa pela Casa Branca no último domingo (21).
O apresentador foi questionado pelo jornal sobre eventuais desconfianças em torno de sua candidatura.
“Até eu desconfio. Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo”, disse Datena.
À CNN, o pré-candidato confirmou a referência feita ao presidente dos EUA e disse que ela se tratou de uma “figura de linguagem”, como parte de um contexto em torno das desconfianças sobre uma nova desistência, tendo em vista o recuo do apresentador em participar de eleições anteriores.
Segundo ele, a frase não é uma indicação que ele sairá da disputa nas eleições deste ano. Datena afirma que sua candidatura continua posta e seguirá assim enquanto o partido “garantir condições” para ela acontecer.
Histórico de desistências
As incertezas sobre o tucano ser oficializado na disputa vêm de um histórico de recuos.
Datena manifestou intenção de ser candidato em quatro eleições na capital paulista, mas em todas desistiu antes mesmo de ser oficializado:
- 2016: Prefeito de São Paulo, pelo PP
- 2018: Senador por São Paulo, pelo antigo Democratas, hoje União Brasil
- 2020: Vice-prefeito de São Paulo, pelo MDB
- 2022: Senador por São Paulo, pelo antigo PSC, que foi incorporado ao Podemos
Quando lançou sua pré-candidatura nas eleições deste ano, Datena afirmou que iria “até o fim”.
*Com informações de Henrique Sales Barros e Renata Souza
Compartilhe: