O Bahia anunciou nesta sexta-feira (26) a contratação do atacante Luciano Rodríguez. O atleta, conhecido pela imprensa uruguaia como “novo Suárez”, assinou com o Esquadrão até 2029. Ele chegou a Salvador nesta madrugada.
“Lucho”, como está sendo carinhosamente chamado pela torcida tricolor, figurou entre os titulares do Uruguai na campanha do título mundial sub-20 em 2023. Em 2024, no mês de fevereiro, terminou como artilheiro do Pré-Olímpico de Paris.
O valor da transação, segundo o ge, é de 12 milhões de dólares, o equivalente a R$ 65,3 milhões, por 70% dos direitos econômicos do atleta. É disparada a maior compra realizada por um clube do Nordeste na história.
O centroavante chega para disputar posição com Thaciano, Everaldo, Biel e Ademir. O Bahia ficou com a posição em falta no elenco desde a saída do colombiano Oscar Estupiñán, que voltou para o Hull City, da Inglaterra.
Entenda a negociação
Especulado anteriormente no Palmeiras, Luciano Rodríguez estava próximo de um acerto com o Girona pelo valor de 15 milhões de euros (R$ 82 milhões). Contudo, segundo a imprensa uruguaia, uma alteração nos termos do contrato impediu a negociação.
Dessa forma, o Grupo City, dono da SAF do clube espanhol e do Bahia, decidiu “remanejá-lo” para o Brasil. Rodríguez disputou 23 partidas com a camisa do Liverpool-URU e marcou oito gols. Ele chegou ao clube em 2023, depois de três temporadas atuando pelo Progreso-URU.
Veja a nota completa do Bahia
O Esporte Clube Bahia SAF comunica à Nação Tricolor a contratação do atacante Luciano Rodríguez.
O jovem atacante uruguaio, de 21 anos, assinou contrato com o Esquadrão por cinco anos.
Nascido em Montevideo, Luciano Rodríguez Rosales foi revelado pelo Progreso, clube da primeira divisão do futebol uruguaio. Em seguida, negociado para o Liverpool-URU, o novo jogador do Tricolor chamou a atenção do futebol mundial.
“Lucho”, como está sendo carinhosamente chamado pela torcida, figurou entre os titulares do Uruguai na campanha do título mundial sub-20 em 2023. Esse ano, no mês de fevereiro, terminou como artilheiro do Pré-Olímpico de Paris.
Na atual temporada, além de atuar em 5 dos 6 jogos do Liverpool na Libertadores, o atacante foi convocado para duas partidas amistosos da seleção principal do Uruguai, contra México e Costa do Marfim.
Luciano Rodriguez, que viverá a primeira experiência no futebol brasileiro, deixa o seu ex-clube após 57 jogos oficiais e marcar 17 gols. Sua última atuação foi no dia 06 de julho, pelo campeonato nacional, diante do Cerro Largo.
O atleta já está em Salvador e iniciou os treinos no CT Evaristo de Macedo.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: