• Home
  • Motor&Cia
  • Segredo: nova geração do Audi Q3 deve sofrer uma ‘evolução atlética’

Segredo: nova geração do Audi Q3 deve sofrer uma ‘evolução atlética’

Texto Adaptado Flávio Silveira
Reportagem Andrea Stassano
Projeções Marcelo Poblete

Além do inédito Q6 e-tron apresentado em março, nos próximos 12 meses a Audi vai lançar muitos carros –
começando pela nova geração do A5 a combustão, que substitui o A4 (a dupla acaba de ganhar versão quattro no Brasil, meio que como uma “despedida”). A marca alemã também vai mostrar as reestilizações dos SUVs Q4 e Q7 e do hatchback A3. Mas o que mais nos interessa na linha é o Q3, SUV que voltou a ser produzido no Brasil (em São José dos Pinhais, Paraná) há pouco mais de um ano.

Apesar de muitas “mulas” camufladas terem sido flagradas em testes de rodagem – e foram elas que inspiraram as projeções que mostramos nestas páginas – a nova geração do Q3 só chegará à Europa no ano que vem (ao Brasil, talvez só no ano seguinte, dependendo da estratégia local).

Não será uma revolução, mas uma profunda atualização – até porque essa próxima geração, a terceira do modelo que nasceu em 2011 e chegou à atual em 2018, deve ser a última com base MQB (na versão EVO, usando motores a combustão, mas em grande parte eletrificados).

No design, o objetivo é tornar mais atlético e aerodinâmico um automóvel já muito apreciado pelos clientes.
• As proporções não mudam, nem seu tamanho – hoje, a versão normal (há também a Sportback) tem 4,48 metros de comprimento, 1,60 de altura e entre-eixos de 2,68 metros.
• As mudanças vão começar pela dianteira, que deve ter uma grade mais larga e “achatada” (no estilo Q4 e-tron), conjuntos de luz em dois níveis (no estilo Q6 e-tron) e, talvez, um capô mais côncavo, porém ainda ligeiramente inclinado.
• Na lateral, os para-lamas devem ficar mais musculosos (como no Q6 e-tron) e o teto tende a assumir um formato mais “cupê”, ajudado por um grande aerofólio na traseira.

+ Audi confirma ex-Ferrari Mattia Binotto como chefe de equipe para Fórmula 1
+ Quanto custa um carregador domiciliar para um Audi elétrico? Veja preços e como funciona

A traseira do futuro Q3 deve ter um corte mais “cupê” em comparação com a da geração atual. O teto mais inclinado, linhas cônicas e aerofólio no alto deixam tudo um pouco maior, para dar “mais tempero” à terceira edição do SUV médio da Audi. As luzes traseiras também serão diferentes, enfatizando o formato em L, com uma “ponte” entre as duas lanternas (Crédito:Divulgação )

Na verdade, a transição do futuro Q3 para a plataforma MQB EVO não está sendo muito fácil, pois ela implica a possibilidade da exigência de adoção de sistemas de segurança ativos de última geração.

Continuando o paralelo, muito provável, entre o utilitário esportivo dos Quatro Anéis e o seu irmão Tiguan, podemos dizer que teremos o sistema adaptativo DCC Pro (talvez em versão evoluída), um novo conjunto de infoentretenimento e todos os mais recentes equipamentos de assistência à condução (ADAS).

Mas não conseguimos confirmação de que o futuro Q3 também poderá optar pela nova interface da Volks, que inclui um comando no túnel (para ajustes de áudio e de perfil de condução) e a consequente mudança do seletor do câmbio automático para o volante.

Obviamente, haverá uma gama renovada de motorizações, que deve incluir motores sobrealimentados a gasolina e a diesel (sim, ele ainda interessa a muitos mercados) em um novo sistema híbrido leve de 48 volts, na mesma linha que está sendo adotada pelo grupo Stellantis com o Puretech 1.2, na Europa, e que vai adotar com os Firefly 1.0 e 1.3 no Brasil (leia mais sobre o tema nesta edição).

• As potências ficarão na faixa de 150 a 270 cv.

• Já a opção plug-in seria baseada no 1.5 TSI, mas com um motor adicional, elétrico, integrado à caixa de transmissão e uma bateria de cerca de 20 kWh – que poderá ser, também, carregada em estações de 50 kW (menos de 20 minutos).

• A potência deste trem de força pode chegar a 280-300 cv, e a autonomia no modo 100% elétrico deve ficar em 80 a 100 quilômetros.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dorival desistiu de Endrick? Treinador explica atacante fora da Seleção

Endrick ficou fora da lista de convocados de Dorival Júnior pela primeira vez desde que…

Julgamento de corrupção do prefeito de Nova York é marcado para 2025

O prefeito de Nova York, Eric Adams, será julgado por acusações de corrupção a partir…

Como Red Bull ‘implodiu’ e pode perder campeonato ‘ganho’ na Fórmula 1

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 01/11/2024 – 10:14 Ninguém imaginava há quatro meses, quando Max…