Os Jogos Olímpicos 2024 começaram na sexta-feira (26) em Paris, com a tradicional cerimônia de abertura. Atletas de 206 países e territórios devem participar da competição, que atrai atenção mundial. Também neste tipo de evento, há a presença da indústria automobilística, seja por meio de patrocínio oficial ou tentando aproveitar o espírito olímpico para vender seus produtos.
A Toyota, uma das patrocinadoras da Olimpíada 2024, elegeu o Mirai (um sedã movido a hidrogênio) como carro oficial da competição deste ano. A opção gerou controvérsia, com um grupo de cientistas criticando o modelo. Mas, ao longo da história, várias outras marcas aproveitaram os jogos para lançar séries especiais. Relembre abaixo alguns modelos vendidos no Brasil.
Nissan Kicks – Rio 2016
Na Olimpíada Rio 2016, a japonesa Nissan foi uma das patrocinadoras e aproveitou para divulgar seu lançamento daquele momento, o SUV compacto Kicks. O modelo foi o carro oficial do revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil.
O veículo era derivado da opção top de linha, SL, e tinha carroceria branca, cinza ou branco com teto laranja. Havia ainda detalhes em laranja no para-choque e grade, além de logotipos “Rio 2016”. Apenas mil unidades foram feitas, e o lote foi esgotado antes mesmo da Nissan divulgar o preço.
Nissan March – Rio 2016
Na mesma toada do Kicks, também o hatch compacto da marca recebeu uma série especial. O March Rio 2016 foi vendido em lote numerado de mil unidades.
Baseado na versão SL, ele tinha saias laterais, emblemas das Olimpíadas e adesivos. Também combinava interior com detalhes em laranja. O motor era o 1.6 flex de 111 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
A inscrição “Rio 2016” era aplicada no jogo de tapetes com bordado exclusivo, nas saias e nas laterais externas. Talhado em uma peça metálica, o logotipo oficial dos Jogos Rio 2016 aparecia na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros.
Outra diferença da série especial limitada em relação ao Nissan March de produção em série era o acabamento two tone, que destaca o teto na cor Preto Premium.
Volkswagen Gol Série Ouro – Sydney 2000
Na primeira Olimpíada dos anos 2000, a Volkswagen apostou em usar o nome “Série Ouro” para remeter à medalha mais disputada pelos atletas.
Para a Olimpíada de Sydney 2000, a Volkswagen lançou o Gol Série Ouro, equipado com um motor 1.0 16V e adornado com logotipos dos jogos. O carro incluía direção hidráulica, volante esportivo e vidros escurecidos.
Volkswagen Polo Série Ouro – Atenas 2004
Já em Atenas 2004 foi a vez do Polo Série Ouro, que apresentava rodas de liga leve de aro 15, aerofólio com brake light e retrovisores na cor do veículo.
Limitada a 2.160 unidades, esta edição vinha com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.
Volkswagen Gol e Volkswagen Parati – Atlanta 1996
Em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, a Volkswagen lançou as edições especiais do Gol e Parati Atlanta. Os modelos eram da nova geração e estavam fazendo muito sucesso no mercado nacional. A marca alemã fez propaganda com o goleiro Dida e o treinador Zagallo, da Seleção Olímpica.
Os modelos eram derivados da versão CLi e ostentavam para-choques e retrovisores na cor do veículo — algo comum atualmente –, além de logotipos e adesivos das Olimpíadas.
Havia faróis de parábola dupla, rodas aro 14 com calotas, volante três raios, bancos e acabamento das portas em padronagem exclusiva. Ar-condicionado e vidros elétricos eram opcionais.
Chevrolet Monza – Barcelona 1992
Baseado na versão SL, o Chevrolet Monza Barcelona 1992 apresentava faixas decorativas laterais nas cores vermelho e amarelo, em referência à bandeira espanhola.
O sedã era equipado com motores 1.8 e 2.0, o modelo oferecia opções à gasolina e álcool, com injeção eletrônica. Esta série especial destacou-se por seu design diferenciado e pelas melhorias internas, como o volante com a gravatinha símbolo da Chevrolet.
Volkswagen Voyage – Los Angeles 1984
Para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, a Volkswagen lançou o Voyage Los Angeles.
Equipado com um motor 1.6 a álcool, esta edição era exclusiva na cor azul e apresentava bancos de veludo cinza da Recaro.
Embora inicialmente não tenha sido um sucesso de vendas, o Voyage Los Angeles tornou-se um item de colecionador ao longo dos anos. A série limitada incluía características exclusivas, como spoiler dianteiro e traseiro, faróis de neblina quadrados e rodas de liga leve.
Compartilhe: