• Home
  • PRINCIPAL
  • Maria do Rosário chega para 1º debate entre candidatos a prefeito de Porto Alegre na TV

Maria do Rosário chega para 1º debate entre candidatos a prefeito de Porto Alegre na TV

A candidata Maria do Rosário (PT) chegou à TV Bandeirantes para o debate entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre, que acontece nesta quinta-feira (8).

Rosário aparece como liderança das pesquisas de intenção de voto, de acordo com o Índice CNN.

Ao chegar no local do debate afirmou à jornalistas que, se eleita, pretende “reconstruir a cidade de Porto Alegre”

“O que me mobiliza é cuidar das pessoas e da cidade. A enchente não é só uma tragédia climática. Eu como prefeita vou cuidar pessoalmente dessas obras para que a cidade nunca mais passe pelo que passou”, afirmou.

Outros três candidatos participam do debate:

  • Sebastião Melo (MDB)
  • Felipe Camozzato (Novo)
  • Juliana Brizola (PDT)

Além deles, dois candidatos não foram convidados para o evento por não terem representação mínima no Congresso:

  • Carlos Alan Rosa de Castro (PRTB)
  • Fabiana Sanguiné (PSTU)

Como será o debate?

O encontro entre os candidatos a prefeito da capital gaúcha será dividido em três blocos, cada qual com suas regras e dinâmicas. Veja abaixo como será organizada a divisão:

Primeiro bloco

Cada candidato tem um minuto e trinta segundos para responder a uma pergunta escolhida pela produção da Bandeirantes. Em seguida, também em ordem definida por sorteio com os partidos, ocorre a primeira rodada de confronto direto entre todos os candidatos. O postulante escolhe quem vai responder a sua questão e tem um minuto para a pergunta. Logo após a resposta, ele terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total e deve ser administrado pelo próprio candidato, com pelos menos um minuto reservado para a resposta.

Segundo bloco

Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Todos respondem e comentam. Os candidatos terão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.

Terceiro bloco

Novo embate direto, com as mesmas regras e ordem definida por sorteio. Todos os candidatos perguntam. Cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de quatro minutos, a ser administrado pelo candidato, com pelo menos um minuto de resposta. Além disso, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um dos temas apontados como prioridade pelos eleitores e telespectadores, a partir de dados coletados durante o debate. Por fim, os candidatos terão dois minutos para a sua despedida.

Direito de resposta

Em casos de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador do debate o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra. Por sua vez, o mediador submeterá a avaliação a um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido, serão concedidos 45 segundos para um posicionamento do solicitante.

Eleições 2024

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasileirão: Fluminense vira, mas Grêmio busca empate nos acréscimos

Fluminense e Grêmio empataram, por 2 a 2, em jogo válido pela 32ª rodada do…

Polícia de SP prende integrante da Mancha Alvi Verde suspeito de morte de cruzeirense

Um membro da Mancha Alvi Verde foi detido após emboscada que resultou na morte de…

Projetos ensinam os conceitos da economia circular

Separar resíduos, evitar uso de materiais descartáveis, reciclar. Esses são passos considerados essenciais para frear…