Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/
12/08/2024 – 11:58
A Neta, uma das novas fabricantes chinesas que estão desembarcando no Brasil, confirmou o lançamento de três modelos elétricos para o nosso mercado, além de uma fábrica.
O local da planta ainda está sendo definido. Segundo rumores de mercado, uma das fábricas indicadas seria a da Toyota em Indaiatuba (SP). A previsão da montadora é de que a montagem de veículos inicie em 2025, na forma de SKD (partes pré-montadas) ou CKD (partes completamente não montadas). A previsão é que de lá sairão modelos para todo o mercado sul-americano.
+ BYD faz desfile de próximos lançamentos no Festival Interlagos 2024
Para quem não sabe, a Neta nasceu do grupo Hozon New Energy Automobile, especializada em engenharia de carros. A marca tem duas fábricas na China e uma na Tailândia.
Os primeiros lançamentos no Brasil serão os SUVs Aya e X. O GT (cupê esportivo) está em fase de homologação no país e será lançado em dezembro.
Para 2025 será a vez do Neta L, um SUV híbrido. Ele tem motor a combustão que gera energia para o propulsor elétrico. Em 2026, ela promete trazer o projeto EP35, um sedã elétrico.
Os primeiros lançamentos para o Brasil
Neta Aya
Comfort: R$ 124.900
Luxury: R$ 134.900
O Aya será o carro de entrada da marca no país, vendido como um SUV compacto.
Ele mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,42 m.
Neta Aya – Crédito: Divulgação
Neta Aya – Crédito: Divulgação
Neta Aya – Crédito: Divulgação
O carro adota tração dianteira e é equipado com motor elétrico de 70kW, que desenvolve 95 cv de potência e torque de 15,3 kgfm. Em relação ao peso, são 1.198 kg. O conjunto permite que o veículo atinja 100 km/h em 12 segundos. A sua autonomia é de 263 km.
Neta x
400: R$ 194.900
500: R$ 204.900
500 Luxury: R$ 214.900
O SUV médio chega com teto solar panorâmico, multimidia de 15,6 polegadas e porta-malas de 508 litros.
Na fita métrica ele tem 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos.
A principal diferença entre as versões está nas baterias. A primeira opção (que equipa a configuração 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (versões 500 e 500 Luxury) tem capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.
Ele adota tração dianteira, potência máxima de 163 cv e torque de 21,4 kgfm. O trem de força permite ele acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Neta GT
O cupê esportivo de duas portas e quatro lugares tem tração nas quatro rodas e dois motores elétricos (um frontal e um traseiro) que geram 394 cv e 63,2 kgfm de torque. A sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,7 segundos.
Ele mede 4,71 metros de comprimento, 1,97 m de largura e distância entre-eixos de 2,77 m. A altura do veículo é de 1,41 m e as rodas de 19 polegadas calçam pneus 245/45 R19. São 1.930 kg de peso em ordem de marcha.
Por dentro do GT, há uma tela central de 17,6 polegadas. A iluminação ambiente, por exemplo, tem 63 opções de combinação de cores. O sistema de som inclui 12 alto-falantes, enquanto o ar-condicionado digital oferece duas zonas de resfriamento.
Neta GT – Crédito: Divulgação