Por Allan Ravagnani
Junto das novas safras colhidas dos campos, as montadoras prepararam seus lançamentos para atender às demandas dos empresários rurais. São carros que combinam conforto com robustez e prometem atender e encantar os consumidores do agronegócio.
VOLKSWAGEN
Para começar, a Volkswagen, patrocinadora do Circuito Sertanejo de música, lançou o que chama de “trio agro” com o Novo Polo Robust, Nova Saveiro e Amarok Extreme.
• O Polo Robust é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen, substituindo o Gol. Produzido em Taubaté (SP), o hatch é uma escolha segura e atrativa para quem busca custo-benefício e tem o maior entre-eixos da categoria.
• A Nova Saveiro, na edição 2024, trouxe um design mais robusto e imponente, acompanhando uma nova versão, a Extreme, herdada da Amarok. A Saveiro é a picape com a história mais longeva no mercado brasileiro, com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.
• A Amarok Extreme, produzida na Argentina, vem com o motor 3.0 V6 turbodiesel mais potente da categoria, gerando 258 cv e 59,1 kgfm de torque. A picape média, na versão topo de linha, a Extreme, recebe estribo lateral tubular, acabamentos em preto piano no exterior e o santo-antônio exclusivo da versão com capota marítima na caçamba.
NISSAN
A Nissan apresentou ao mercado a linha 2025 da Frontier Attack, trazendo novidades estéticas que deixam seu design mais agressivo e esportivo. A versão já está disponível nas concessionárias Nissan, com redução média de 3,7% nos preços.
As novidades visuais da Frontier Attack 2025 estão, principalmente, no exterior.
• Os quatro para-lamas ganham molduras escuras exclusivas, que dão ao modelo um visual ainda mais agressivo.
• O para-choque traseiro passa a ser preto e o dianteiro ganhou apliques para criar um aspecto de fusão com a grade.
• As mudanças visuais seguem o conceito “Katana Slice”, de acordo com John Sahs, diretor do Nissan Design Center América Latina: “A filosofia de design incorpora a essência do poder, proteção e precisão, apresentando para-lamas que lembram a armadura de um guerreiro Samurai preparado para enfrentar qualquer terreno com confiança”, afirmou.
• A Frontier Attack 2025 tem preço sugerido de R$ 266.590. Com o reposicionamento de preços, a linha da picape começa agora em R$ 242.790 (versão S), R$ 252.590 (SE), R$ 280.190 (XE) e R$ 307.990 (Platinum e PRO4X).
MITSUBISHI
Outra marca japonesa que apresentou novidades foi a Mitsubishi Motors, com a série especial da picape L200 Triton Sport Terra. Limitado a apenas 200 unidades, o modelo representa a versatilidade de uso de um veículo como a L200, ideal tanto para o dia a dia no campo quanto para a vida nas grandes metrópoles. Com aparência que remete à vida rural, a série L200 Triton Sport Terra traz bancos em couro com desenhos que lembram elementos encontrados nas tradicionais sedes de fazendas do interior do Brasil, carroceria em duas cores e acabamentos exclusivos.
Para Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi, “o mercado de picapes está em uma ascensão notável, impulsionada pela demanda crescente por veículos versáteis e robustos que atendam às necessidades profissionais do campo. Nossa montadora está trazendo picapes que combinam um desempenho excepcional, inovação tecnológica e design arrojado”. A versão Terra da L200 está disponível a partir de R$ 320 mil.
FORD
Direto dos subúrbios de Detroit, a lendária montadora americana Ford lançou imagens de sua Nova Ranger, programada para chegar ao mercado ainda em 2024, totalmente renovada desde a plataforma até os motores, incluindo o inédito V6 3.0, de 250 cv, e o 2.0 turbodiesel de quatro cilindros. A picape média foi a que mais cresceu no mercado brasileiro, com alta de 42,5% e mais de 20 mil unidades vendidas. Este ano, registrou um novo recorde histórico de vendas em junho (3.026 unidades) e fechou o primeiro semestre com um crescimento de 53%. “A nova versão da Ranger faz parte da nossa proposta de oferecer a melhor opção de picape para cada perfil de cliente, trazendo o que ele quer com máxima qualidade e diferenciação”, afirmou Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
Marcel Bueno, diretor de Marketing da América Latina da Ford, afirmou que a montadora tem uma “longa e profunda conexão com o agronegócio, um setor extremamente importante para o País. Isso faz parte do nosso DNA. A Ranger trouxe um novo padrão para o segmento de picapes médias e isso está sendo cada vez mais reconhecido pelo mercado, principalmente no setor do agronegócio”, afirmou.
FIAT
Com quase 50 anos no Brasil, a Fiat lançou a Titano. O modelo chega para completar o portfólio de picapes da marca, expandir a participação no mercado e ainda colocar a Fiat em um novo segmento, o de D-picapes. A Titano conta com muita robustez, tecnologia, design atraente e o maior volume de caçamba da categoria. A nova picape está disponível a partir de R$ 220 mil. A Fiat possui os dois modelos mais vendidos da categoria, com a Fiat Strada, que também é o veículo mais comercializado do Brasil há três anos, e a Fiat Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) e lidera em seu segmento desde o lançamento, em 2016. Em 2023, a marca comercializou mais de 171 mil picapes e conquistou 42,6% de participação na categoria, o que corresponde a mais do que a soma dos três principais competidores.
Agora, com a Titano, a Fiat estreia na importante categoria das D-picapes (médias), que representam quase 30% de todo o segmento. Assim, a Fiat passará a ter 97% de cobertura no segmento de picapes. “A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço. Dessa forma, a Titano chega com a missão de colocar a Fiat nas D-picapes e elevar ainda mais a participação da marca na categoria em que domina”, afirmou Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.
GENERAL MOTORS
Por fim, a General Motors lançou em 2024 a Nova S10, que chegou para compor o portfólio de picapes ao lado da Montana e da Silverado. As mudanças da Nova S10 começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade.
• O interior foi revisado, com a inclusão do sistema multimídia Chevrolet MyLink combinado com o painel de instrumentos digital e o OnStar.
• A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz mais de 30 avanços de hardware e software, levando a Nova S10 a um desempenho surpreendente: vai da inércia aos 100 km/h em meros 9,4s – um segundo a menos que a anterior, abaixo da cobiçada barreira dos 10s.
• Tudo isso com um diferencial: o baixo consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.
• O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm, trabalha em conjunto com uma inédita transmissão automática de oito marchas. A sintonia entre os dois garante melhor aproveitamento do torque e menor atrito de seus componentes internos. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves.
• O câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.
Suelen Arice, gerente de marketing de produto da General Motors, afirmou que as picapes nasceram como uma ferramenta de trabalho no Agronegócio. “É um relacionamento antigo e muito leal. E assim como esse segmento evoluiu exponencialmente, o mesmo vem acontecendo com as picapes. Para acompanhar a evolução do Agro, que transcendeu as barreiras de um pilar econômico para se tornar uma referência cultural no Brasil”, finalizou.