Diagnosticada com câncer em agosto de 2022, Simony, que está em remissão da doença, fez um desabafo sobre a culpa envolvendo que enfrenta a condição.
No Instagram, a cantora fez uma reflexão sobre quem diz que o câncer é culpa da própria pessoa.
“Não culpe quem está doente. É doloroso e profundamente injusto quando alguém insinua ou afirma diretamente que uma pessoa com câncer é culpada por sua própria doença, sugerindo que o câncer é uma consequência de mágoas guardadas ou de uma suposta incapacidade de perdoar”, disse.
A ex-Balão Mágico apontou que essa perspectiva não só falta com a verdade, mas também é cruel e ignora a complexidade e a multifatorialidade do câncer.
“A ideia de que uma pessoa ‘causou’ seu câncer por meio de seus sentimentos ou emoções é uma distorção perigosa. A ciência nos mostra que o câncer resulta de uma combinação de fatores, como genética, exposição a substâncias cancerígenas, estilo de vida e, muitas vezes, fatores além do controle da pessoa“, acrescentou.
Simony faz reflexão
A cantora pontuou que responsabilizar alguém pela própria doença, piora o sofrimento emocional e não oferece empatia e suporte.
“A luta contra o câncer já é árdua o suficiente, e cada pessoa merece ser tratada com dignidade e respeito, sem carregar o peso de uma culpa que não lhe pertence“, concluiu Simony.
Escrito por
Carol Bittencourt
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.