Da redaçãoi Da redação https://motorshow.com.br/autor/da-redacao/
06/09/2024 – 6:49
A Chevrolet Montana passou pelos testes de colisão do Latin NCAP, programa de avaliação de segurança automotiva independente da América Latina. Os resultado? A picape médio compacta da marca obteve três estrelas de cinco.
O modelo, comercializado no mercado brasileiro, é produzido na fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP).
Vale destacar que ela oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série.
O carro alcançou 79,18% em proteção para adultos, 71,08% em proteção infantil, 44,45% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 65,12% em sistemas de assistência à segurança.
O veículo foi testado quanto impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC.
“O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada”, afirma o Latin NCAP.
+ Segurança: veja os melhores carros avaliados pelo Latin NCAP em 2022
+ Fiat Strada é líder em vendas, mas tem apenas 1 estrela em segurança
Em nota, o programa destaca que o veículo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. Esse resultado é válido para todos os veículos Chevrolet Montana produzidos a partir da data de produção de 23 de agosto de 2024.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho.
“A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, à imprensa.