Neste ano, celebram-se 50 anos desde a cerimônia do Emmy de 1974, que ficou marcada por um grande fiasco. Na tentativa de revigorar o prêmio, aquela edição introduziu um “prêmio mestre” chamado Super Emmy, que colocava séries de diferentes gêneros competindo entre si.
O Super Emmy foi um conjunto de prêmios concedidos juntamente com os Emmy tradicionais com um formato simples: os vencedores das categorias tradicionais competiam contra seus equivalentes de gênero em uma categoria adicional.
Por exemplo, a vencedora de Melhor Atriz em Série de Comédia, Mary Tyler Moore por “The Mary Tyler Moore Show“, competia com a vencedora de Melhor Atriz em Série Dramática, Michael Learned por “Os Waltons”, e assim por diante. No entanto, para que isso acontecesse, os vencedores das categorias originais precisavam ser anunciados previamente para que os votantes tivessem tempo suficiente para eleger os campeões do Super Emmy.
O formato não agradou. Muitos membros da Academia de Artes e Ciências Televisivas, órgão responsável pelo prêmio, criticaram a competição. Até mesmo alguns dos próprios vencedores do Super Emmy, como Mary Tyler Moore e Alan Alda, que recebeu o prêmio de Melhor Ator, expressaram seu descontentamento durante seus discursos de vitória. Conheça outras curiosidades do Emmy.
Em uma entrevista à Variety, John Leverence, ex-chefe de prêmios da Academia de Televisão, ressaltou que o conceito do Super Emmy infringia uma regra essencial da premiação. “Em primeiro lugar, é um princípio fundamental do Emmy que cada prêmio reconhece uma conquista específica”, disse ele. “Então, se você é o ator principal em uma série dramática, não haverá um prêmio adicional para isso.”
Continuou: “Em segundo lugar, há o princípio de que a elegibilidade é definida por gênero. Você tem o prêmio de ator principal em uma série dramática, o de ator principal em uma série de comédia e o de ator principal em uma minissérie. Em terceiro lugar, ao premiar um ‘ator principal em drama’, estamos reconhecendo a mais alta conquista possível. Adicionar um prêmio acima disso reduziria a importância dessa realização.”
Após as críticas de membros da Academia e da imprensa, a ideia foi prontamente abandonada e nunca mais foi reintegrada ao Emmy.
O Emmy 2024
O Emmy 2024, que celebra as produções exibidas entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024, será realizado neste domingo (15). No Brasil, o prêmio será exibido pela TNT e pela Max, a partir das 20h15. Confira quem são os favoritos da edição, quais séries indicadas ganharão novas temporadas e quanto tempo levaria para maratonar as produções indicadas.