O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (12), a criação de um órgão com autoridade para exigir que compromissos internacionais de combate à mudança do clima sejam cumpridos.
O petista deu a declaração em vídeo gravado para evento da Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta manhã.
“O enfretamento da mudança do clima demanda órgãos com autoridade para promover a implementação dos compromissos assumidos”, disse o presidente.
Segurança
Em vídeo, o presidente também voltou a cobrar uma reforma no Conselho de Segurança da ONU e pediu melhor atenção às necessidades do Sul Global.
O Conselho de Segurança da ONU é uma das instâncias mais importantes da organização e tem a responsabilidade de zelar pela paz mundial.
Ele é composto de cinco integrantes permanentes China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Outros países, como o Brasil, são parte do Conselho de forma rotativa.
“O Conselho de Segurança precisa ampliar sua composição nas duas categorias de membros: permanentes e não permanentes”, disse Lula.
“O cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável requer que o Banco Mundial e o FMI atendam melhor as necessidades do sul global. Isso só ocorrerá se os países em desenvolvimento tiverem maior espaço nesses organismos”, completou.
Uma ampliação do Conselho de Segurança para aumentar a representatividade de países emergentes é defendida desde seu primeiro mandato, iniciado em 2003.
O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?