Um filhote de jaguatirica foi resgatado em meio às cinzas de uma queimada, no Distrito de Fumaça, em Resende, no Rio de Janeiro. O resgate ocorreu no último domingo (15), e foi realizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio.
Desde o início de 2024, o estado do Rio de Janeiro já registrou mais de 16.500 incêndios florestais, também segundo o Corpo de Bombeiros do RJ.
O número representa um aumento de mais de 95% das ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação.
Veja o momento do resgate:
Segundo os Bombeiros, o filhote estava em situação de grande vulnerabilidade, foi hidratado e encaminhado para o Hospital Veterinário do município para avaliação, nutrição e continuidade do tratamento.
Só este ano, os Bombeiros Militares foram acionados para cerca de 17 mil incêndios florestais.
Desde a última quinta-feira (12), quando o Gabinete de Gestão de Crise foi instalado, mais de mil focos foram extintos. Cerca de 1.100 militares estão à disposição para agir nas ocorrências de incêndios florestais do RJ.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo