• Home
  • Motor&Cia
  • Compra do ano – SUV Compacto: Peugeot 2008 cresce e aparece

Compra do ano – SUV Compacto: Peugeot 2008 cresce e aparece

Passamos aqui aos SUVs “de verdade”… ou não. Sucesso absoluto, os utilitários compactos devastaram os segmentos de peruas, hatches médios e sedãs. Têm cara de SUV, mas raramente oferecem tração 4×4. Conquistam mais pelo visual, pela posição de guiar alta e pelo maior vão livre do solo. É a categoria mais disputada do mercado, com ofertas que vão do equilibrado e competente líder Volkswagen T-Cross ao simpático e potente veterano Jeep Renegade, passando por boas opções como Hyundai Creta e Nissan Kicks… Mas vence o Peugeot 2008, que acaba de estrear.

Afinal, após anos sendo mais uma “peruinha” aventureira, tímida nas dimensões e na atratividade, o 2008 cresce e aparece: com 4,30 metros de comprimento e visualmente igual ao modelo europeu lançado como modelo 2020 e atualizado no ano passado, ele chega atrasado, mas com muito potencial, com um porte que o deixa mais imponente e alinhado aos rivais.

+ Nova geração do Nissan Kicks vai conviver com antiga no Brasil
+ Avaliação: VW T-Cross 2025 muda pouco, mas mantém mistura campeã

Derivado do 208, não tem o espaço interno de um Honda HR-V, o vencedor do ano passado, mas seu porta-malas é bom e ele é bem equipado.

Um dos grandes destaques é o design criativo e único – tanto no exterior cheio de recortes quanto na cabine, onde a posição de guiar é única. O modelo aprimora o chamado i-Cockpit, com o novo e belo quadro de instrumentos digital (3D na versão top, 2D nas outras) visto por cima do volante pequeno e ovalado, e também capricha no acabamento.

A mecânica Fiat entra no lugar do 1.2 turbo europeu.
 É um 1.0 turbo e, como todo três cilindros, vibra um pouco e tem um ruído característico, mas que não se ouve muito na cabine devido ao bom isolamento acústico.
 São 130 cv e 200 Nm, com um bom desempenho e consumo contido.
 O rodar não é afiado como no T-Cross, pois a prioridade é o conforto – realmente um ponto de destaque, graças às suspensões bem macias.

Por fim, todas as versões têm faróis full-LED e freio de mão elétrico, e há alerta de ponto cego na intermediária e diversos ADAS (exceto ACC) na GT, que ainda tem visual esportivo, com faróis “3D” e teto panorâmico. Além de tudo, o novo 2008 estava sendo vendido com desconto de R$ 20 mil na tabela acima.

(Divulgação)

 VERSÕES
Active R$ 139.990
Allure R$ 149.990
GT R$ 169.990

● Potência 130 cv
● Torque 200 Nm
● Porta-malas 374 litros
● Consumo B
● Versões indicadas Allure e GT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Beber muito álcool causa arritmia mesmo horas após consumo, diz estudo

Os efeitos do álcool no coração já são bem conhecidos. Diversos trabalhos já mostraram que…

Lazio x Cagliari: horário e onde assistir ao jogo da Serie A

A Lazio recebe o Cagliari nesta segunda-feira (4), às 16h45 (de Brasília), no Stadio Olimpico…