• Home
  • Motor&Cia
  • Avaliação Jeep Renegade 2025: apesar da idade, ele continua um SUV competitivo?

Avaliação Jeep Renegade 2025: apesar da idade, ele continua um SUV competitivo?

Por Guilherme Silva

Lançado em 2015 e perto de completar dez anos de vida, o Renegade chega à linha 2025 com mais de meio milhão de unidades vendidas somente no Brasil e um reposicionamento de versões para se manter competitivo dentro do segmento dos SUVs compactos – o mais disputado do mercado há quase uma década. Sem novidades visuais e mecânicas, o SUV ganhou nova oferta de configurações com tração apenas dianteira e voltou a oferecer a série especial Willys, com 4×4.

A versão de entrada passou a R$ 115.990, graças a uma pequena redução de preço, e a Sport foi substituída pela inédita Altitude (R$ 147.990), que cobra R$ 4 mil extras por acrescentar painel digital, central multimídia maior, ar-condicionado digital bizona, rodas de liga leve de 17”, teto pintado de preto e para-barros.

Já a intermediária Longitude não sofreu alterações no conteúdo e manteve o preço de R$ 165.990. Soma rodas aro 18”, carregador por indução, bancos de couro e o sensor de estacionamento dianteiro. Acima dela, a configuração Night Eagle, de R$ 170.990, adiciona detalhes externos escurecidos, chave presencial, faróis adaptativos com acendimento automático, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e monitor de ponto cego.

Ainda há a estreante Sahara (R$ 173.990), nova versão topo de gama com tração 4×2: inspirada no jipão Wrangler, é a única que pode receber a pintura Slash Gold (um dourado metálico que contrasta com o teto preto). As rodas de 18” e os frisos laterais mais largos também são exclusivos. A Trailhawk sai pelo mesmo preço da Sahara após uma redução de R$ 14 mil, uma vez que perdeu os equipamentos acima, do pacote Night Eagle. A Série S, que trazia os mesmos itens e a tração 4×4 da Trailhawk, foi retirada do catálogo.

Por fim, a série especial Willys, limitada a 500 unidades, volta a ser vendida com preço sugerido de R$ 179.990, que dá direito aos mesmos itens da Sahara, mais pintura na cor exclusiva verde Recon, adesivos alusivos ao antigo jipe que originou a marca, soleiras nas portas, novas rodas de 17”, pneus de uso misto ATR e airbag para os joelhos do motorista.

Todas as versões possuem airbags frontais, laterais e de cortina, além de faróis e lanternas de LED. Itens triviais, como tampão do porta-malas, rack de teto, luzes no porta-luvas e quebra-sol e câmera de ré estão disponíveis a partir da Altitude, a mais em conta equipada com detecção de fadiga do motorista, frenagem autônoma emergencial, monitoramento de mudança de faixa e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay – opcionais nas versões Turbo e PCD (R$ 99.719).

+ Avaliação: VW T-Cross 2025 muda pouco, mas mantém mistura campeã
+ Fiat Pulse seminovo: confira prós, contras e manutenção

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

Acima, a cabine com acabamento acima da média – justamente o contrário do diminuto porta-malas, um dos poucos defeitos em um SUV que tem ótima relação custo-benefício

• A Jeep não mexeu no esperto 1.3 turboflex de até 185 cv de potência e 270 Nm de torque, que entrega um dos melhores desempenhos da categoria.
• O motor é associado a um câmbio automático com seis marchas nas versões de tração dianteira, enquanto as 4×4 trazem a caixa de nove velocidades.
• As suspensões independentes nas quatro rodas ainda são referência ao combinar um rodar confortável com robustez sem prejudicar a dinâmica do SUV, que segue bem elogiável.

No fim, o simpático jipinho fabricado em Goiana (PE), apesar da idade avançada, ainda é competitivo. Daria para vendê-lo por assim por mais alguns anos… Mas, como a MOTOR SHOW noticiou em primeira mão, uma nova geração deve chegar, usando a plataforma CMP, para conviver com o Avenger (o “baby Jeep” que deve ser feito no Brasil). Manter a geração atual e ter três opções seria pedir demais?

(Divulgação)

Jeep Renegade Sahara

Preço Básico R$ 115.990
Carro avaliado R$ 176.490

Motor: quatro cilindros em linha 1.3, 16V, injeção direta, turbo, duplo comando com variação na admissão e no escape

Combustível: flex
Potência: 180 cv (g) e 185 cv (e) a 5.750 rpm
Torque: 270 Nm a 1.750 rpm (g/e)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,268 m (c), 1,805 m (l), 1,702 m (a)
Entre-eixos: 2,570 m
Pneus: 225/55 R18
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.476 kg
Tanque: 55 litros
0-100 km/h: 8s8 (e)
Velocidade máxima: 209 km/h (e)
Consumo na cidade: 10,9 km/l (g) e 7,7 km/l (e)
Consumo na estrada: 12,7 km/l (g) e 9,0 km/l (e)
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (Utilitário Esportivo Compacto)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caxemira por outro ângulo: produção de pães artesanais é arte milenar na região

No Caxemira, região administrada pela Índia, antes mesmo que os sons da oração matinal ecoe…

LaLiga ajuda na captura de contrabandista de streaming ilegal no Equador

Indivíduo é acusado de cobrar mensalidades por uma plataforma clandestina chamada Flujo TV, que anteriormente…

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…