Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/
24/09/2024 – 14:31
A Hyundai iniciou nesta terça–feira, 24, a pré-venda do elétrico Ioniq 5 (veja a avaliação aqui) no Brasil. O crossover será comercializado na versão Signature por R$ 394.990.
Os interessados no produto deverão fazer um cadastro no site da marca e desembolsar o valor de R$ 5.000. O fabricante afirma que o primeiro lote tem uma quantidade reduzida.
+ Em breve no Brasil, nova marca da Stellantis inicia encomendas de carros elétricos na Europa
+ Hyundai tem carro elétrico de entrada que pode vir ao Brasil; conheça o Inster
Visual
Por fora, o visual do modelo remete ao Hyundai Pony, o primeiro carro produzido pela empresa, em 1974, mas, claro, com um toque futurista e atualizado.
As rodas são de liga leve de 20 polegadas diamantadas, com insertos pintados em preto brilhante. Os freios são a disco nas quatro rodas. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é do tipo independente multilink.
O interior contempla uma tela dupla e configurável, que integra um sistema de multimidia de 12,3” junto a um painel de instrumentos também de 12,3”. O motorista tem à disposição o head-up display (HUD), que projeta a velocidade instantânea de forma digital no para-brisas.
Há um teto solar panorâmico com cortinas retráteis que se abrem em sentidos opostos. Enquanto o sistema de som é assinado pela BOSE, com seis alto-falantes, mais um subwoofer incorporado ao espaço debaixo do assoalho do porta-malas.
Segurança
No quesito segurança, o veículo oferece a versão mais avançada do “Hyundai SmartSense”, com câmera 360 graus e sistemas de assistência ao condutor.
O veículo agrega Assistente de Frenagem Autônoma (FCA), Assistente de Permanência e Centralização de Faixa (LKA/LFA), Assistente de Ponto Cego (BCA), Assistente de Estacionamento Traseiro (PCA), SCC – Controle de Velocidade Adaptativo (direção semiautônoma), Assistente de Saída Segura (SEA), Farol Alto Adaptativo (HBA) e Assistente de Prevenção de Colisão de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA).
Motorização
Para a motorização do Ioniq 5, a Hyundai colocou dois motores elétricos integrados um em cada eixo, que desenvolvem juntos 325 cv de potência e 61,6 kgfm de torque. O conjunto permite o modelo chegar a velocidade máxima de 185 km/h e tem uma aceleração de 0 a 100km/h leva 5,3 segundos.
A bateria é de 84,0 kWh, que proporciona uma autonomia de até 374 km, segundo o Inmetro. O crossover é vendido com dois recarregadores: um doméstico portátil em corrente alternada, com potência nominal máxima de 2,6 kW e plugue padrão brasileiro segundo as normas vigentes, e outro recarregador de parede em corrente alternada, com potência nominal máxima de 7,68 kW.
Para infraestruturas de recarregamento de até 800V ou 350 kW (DC), ele pode recarregar sua bateria principal de 10% a 80% em 18 minutos.