A Alemanha homenageou Jüergen Klopp, ex-técnico do Liverpool, com a Ordem do Mérito, nesta terça-feira (1º) em uma cerimônia organizada pelo presidente Frank-Walter Steinmeier no Palácio Bellevue, em Berlim.
Steinmeier, desempenhando um papel amplamente cerimonial, entregou a honraria a Klopp pelas conquistas em prol da amizade germano-britânica e o envolvimento dele “em atividades sociais e comunitárias”, como “ajudar jovens carentes” e viver “a tolerância, o espírito de equipe e a solidariedade”.
“De Liverpool, o alemão mais popular da Grã-Bretanha contribuiu consideravelmente para uma imagem positiva do nosso país”, disse o moderador da cerimônia ao público, em evento no qual outras 27 pessoas também foram condecoradas com a Ordem do Mérito.
Jüergen Klopp surpreendeu o mundo do futebol em janeiro, quando anunciou que deixaria o cargo de técnico do Liverpool no final da temporada, dizendo que, depois de mais de oito anos de sucesso, estava ficando sem energia.
Em julho, Klopp se distanciou da vaga de técnico da Inglaterra, dizendo que não tinha planos de assumir uma nova função tão cedo.