A votação do primeiro turno das eleições municipais em 5.569 cidades do país foi encerrada às 17h (horário de Brasília) deste domingo (6).
CLIQUE AQUI E ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL EM TODAS AS CIDADES DO BRASIL.
Os primeiros números devem começar a ser divulgados em breve.
A partir de agora, a Justiça Eleitoral dá início aos trâmites para começar a apuração dos resultados e contabilizar os votos registrados nas 571.024 urnas utilizadas neste pleito.
O período de votação aconteceu entre 8h e 17h, horário de Brasília.
Assim como aconteceu nas últimas eleições gerais, de 2022, todas as cidades seguiram a hora oficial do Brasil. No Acre e em 11 cidades do Amazonas, por exemplo, a votação aconteceu entre 6h e 15h, horário local.
Como os votos são contados?
A contagem dos votos é feita de forma automática pela própria urna eletrônica.
Um código, digitado pelo presidente da mesa, “comunica” à máquina que as votações foram encerradas. Depois disso, a urna eletrônica imprime cinco boletins de urna, que contam com a quantidade de votos que cada candidato recebeu.
Como funciona a transmissão dos votos?
Após o término da votação, os dados armazenados nos cartões de memória das urnas são criptografados e enviados até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde há um servidor central para totalizar a contagem de votos.
O boletim, antes criptografado, é decifrado pelo TRE e diversas verificações são feitas para garantir a autenticidade do resultado. Caso alguma incongruência seja encontrada, o boletim é descartado.
Para onde vão os boletins de urna?
Os boletins são divididos. Um é guardado pelo presidente da seção eleitoral, outro é enviado à fiscalização, dois são destinados ao cartório eleitoral e o último é fixado na porta da seção eleitoral, disponível ao público.
463 mil candidatos concorrem a cargos
Neste ano, a Justiça Eleitoral deferiu 463.381 pedidos de candidaturas em todo o país.
Para vereador são 431.990 candidatos – o que representa mais de 93% das candidaturas.
Para prefeito e vice-prefeito são 15.574 (3,36%) e 15.817 (3,41%) candidatos, respectivamente.
Serão eleitos 5.569 prefeitos e vice-prefeitos, além de 58.444 vereadores em todo território brasileiro.
Entre as 5.569 cidades, 103 poderão ter segundo turno para a disputa de prefeito caso os candidatos ao cargo do Executivo não tenham atingido 50% mais um dos votos válidos.
Os escolhidos neste processo eleitoral terão mandato de quatro anos, entre 2025 e 2028.
O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?