Candidatos à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) se enfrentaram em um debate neste sábado (19). O encontro foi promovido pela RIC TV/Record e mediado pelo jornalista Marc Souza.
No evento, os candidatos trocaram acusações e destacaram planos de governo. Frases como “até lá a cidade colapsou” e “vice-prefeito, a gente já viu que não foi muito bom” estiveram entre as principais menções.
Na última pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (19), Pimentel conta com 42% das intenções de voto, enquanto Graeml tem 39%. Os percentuais apontam um empate técnico entre os candidatos.
Confira algumas das frases que se destacaram no debate:
“Até lá, a cidade colapsou”
“Eu me treinei para estar aqui, sim. Oito anos que eu estou no dia a dia como vice-prefeito para ser prefeito da nossa cidade. Eu me preparei no dia a dia. E é assim que tem que ser. Não adianta, candidata, vir com muitas ideias, com despreparos, com a inexperiência. Até aprender a ser prefeito são três anos. Até lá, a cidade colapsou.” – Eduardo Pimentel em resposta à acusação de Graeml sobre ter sido treinado com um padrão de respostas ao debate.
“Vice-prefeito, a gente viu que ele não foi muito bom”
“Ele vai demorar três anos para aprender a ser prefeito, porque, como vice-prefeito, a gente viu que ele não foi muito bom. Teve muitos problemas na atual gestão. Ele tem padrinhos políticos que estão escondidos no programa dele de televisão e nas várias divulgações que ele faz pela internet.” – Cristina Graeml em resposta à acusação de Pimentel de que a candidata não tem a experiência necessária para assumir a prefeitura.
“Apareceu em cima de desinformação e quer dizer que vai salvar o mundo”
“Pare de falar mal de Curitiba, candidata. Parece que, de repente, a nossa cidade se tornou uma capital terrível. Acho que a senhora não andou [pela cidade]. Apareceu agora em cima de desinformação e quer dizer que vai salvar o mundo com uma capa salvadora, que vai salvar Curitiba. Isso não existe.” – Eduardo Pimentel em resposta aos apontamentos de Graeml sobre problemas urbanos de Curitiba.
“Já loteou nossa máquina pública”
“Eu acho que a gestão atual, com o tanto de alianças que fez, oito partidos, e muitas promessas, agora aceitando o apoio do PT, já loteou boa parte da nossa máquina pública. O candidato nem lê, pelo jeito, o apoio que recebe, mas ele sabe que recebe, porque esse apoio é amarrado de bastidores.” – Cristina Graeml sobre a seleção dos funcionários públicos feita pela atual Prefeitura de Curitiba, que tem – como vice – o candidato Eduardo Pimentel.