No próximo domingo (27), os eleitores voltam às urnas para decidir entre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) para assumir a Prefeitura de Porto Alegre.
No primeiro turno, o atual prefeito da capital teve 49,72% dos votos válidos e a candidata do PT, 26,28%.
Faltando cinco dias para o segundo turno, os candidatos intensificam suas agendas de campanha na reta final. O foco de ambos é conquistar os eleitores indecisos e os que votaram em outros candidatos no primeiro turno.
Campanha de Sebastião Melo
Nos últimos dias de campanha, Sebastião Melo tem focado em visitar bairros onde não teve a oportunidade de ir no primeiro turno. De acordo com sua equipe, o candidato também está reforçando o diálogo com lideranças locais e regionais.
Prefeitos da região metropolitana entregaram uma carta de apoio ao atual prefeito, além do apoio de vereadores de Porto Alegre, deputados estaduais e federais.
Entre os aliados de destaque que aderiram à campanha de Melo estão o vice-governador Gabriel Souza (MDB) e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que também participou de atos em apoio à candidatura. O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), que concorreu no primeiro turno, também se somou à campanha, participando de caminhadas e mobilizações.
A coligação “Estamos Juntos, Porto Alegre”, que apoia a candidatura de Melo, é formada por MDB, PL, PP, PSD, Podemos, Solidariedade, PRD e Republicanos. Para o segundo turno, somaram-se ainda o partido Novo e o PSDB, do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).
Campanha de Maria do Rosário
Do outro lado, Maria do Rosário e sua equipe estão apostando em uma campanha de mobilização nas ruas, com mutirões e caminhadas em diferentes regiões da cidade.
Segundo Cícero Balestro, coordenador de campanha da candidata, o PT tem uma “forte tradição de chegada” e o clima de virada já está presente nas ruas.
A campanha de Maria do Rosário tem recebido o apoio de diversas personalidades e lideranças da esquerda gaúcha, como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, além de nomes como Manuela d’Ávila, Edegar Pretto, Fernanda Melchionna e José Fortunati.
O PDT, de Juliana Brizola e Carlos Lupi, também declarou apoio à candidata petista para o segundo turno.
A expectativa da campanha é intensificar ainda mais as agendas de rua nos dias que antecedem a votação, com foco no diálogo direto com o eleitorado para apresentar propostas e buscar sugestões.
Debates finais
Até o dia da votação, haverá mais um debate. Na sexta-feira (25), a RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, promoverá o encontro.
Saiba como conseguir e para que serve a Certidão de Quitação Eleitoral