• Home
  • Motor&Cia
  • Toyota deve registrar primeira queda de lucro em 2 anos após fraca demanda

Toyota deve registrar primeira queda de lucro em 2 anos após fraca demanda

A Toyota Motor deve registrar sua primeira queda no lucro em dois anos ao divulgar os resultados de seu segundo trimestre fiscal na quarta-feira, sinalizando um arrefecimento da demanda após uma série de balanços robustos, influenciados por uma mudança no consumo de veículos elétricos.

No entanto, espera-se que a maior montadora do mundo tenha um lucro operacional trimestral de quase 8 bilhões de dólares, beneficiando-se do fato de que os motoristas em vários mercados importantes têm optado por veículos híbridos, que normalmente têm margens de lucro mais altas do que os carros a gasolina.

+ Nova fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) terá carro híbrido flex inédito
+ Toyota e NTT vão investir US$ 3,3 bi em direção autônoma com IA

Ainda assim, os números recentes de vendas e produção têm indicado uma modesta desaceleração para a Toyota. A empresa enfrentou a suspensão da entrega de dois modelos nos Estados Unidos e, assim como seus rivais globais, está lidando com uma concorrência acirrada na China, o maior mercado automotivo do mundo e onde a demanda por veículos elétricos não tem diminuído.

Espera-se que a montadora japonesa relate um declínio de 14% no lucro operacional na base anual no trimestre de julho a setembro, para 1,2 trilhão de ienes (7,9 bilhões de dólares), de acordo com a média de nove estimativas de analistas em uma pesquisa da LSEG.

Isso marcaria sua primeira queda de lucro desde o mesmo trimestre de 2022. A empresa já disse que as vendas globais trimestrais encolheram 4% em relação ao ano anterior e que a produção diminuiu 7%.

A estratégia da Toyota de expandir sua linha de híbridos nos EUA pode torná-la menos exposta a qualquer redução nos subsídios para veículos elétricos ou a possíveis mudanças semelhantes nas políticas em Washington, dependendo do resultado da eleição presidencial dos EUA desta semana.

Os híbridos foram responsáveis por 41% das vendas globais da Toyota entre julho e setembro, ou 1,1 milhão de veículos, incluindo a marca de luxo Lexus, em comparação com 33% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da empresa.

Entre os fabricantes de automóveis tradicionais, a Toyota é amplamente considerada uma das mais lentas a adotar os veículos elétricos. Os veículos 100% elétricos representaram apenas 1,5% de suas vendas globais nos primeiros nove meses do ano.

No mês passado, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, argumentou que um futuro somente de veículos elétricos levaria à perda de empregos em todo o setor automotivo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fórmula 1: Russell garante a pole em Las Vegas; Verstappen larga em 5º

George Russell colocou a Mercedes na pole do GP de Las Vegas, na madrugada deste sábado (23), enquanto…

Em alta aos 38 anos, Marta tenta levar Orlando Pride ao primeiro título da NWSL

Neste sábado (23), a partir das 22h (de Brasília), Marta pode escrever mais um capítulo…

Envelopamento automotivo: vantagens, preço e legislação

O envelopamento automotivo tem ganhado cada vez mais destaque como solução para personalizar veículos ou…