• Home
  • PRINCIPAL
  • Apenas 3,7% dos alunos do ensino médio público têm bom aprendizado em matemática

Apenas 3,7% dos alunos do ensino médio público têm bom aprendizado em matemática

Apenas 3,7% dos alunos na 3ª série do ensino médio da rede pública tiveram aprendizagem adequada em matemática em 2021, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, publicado nesta quarta-feira (13). Essa é a menor taxa desde 2017.

Quando matemática e língua portuguesa são associados, o percentual desce para 3,2%, referente aos alunos da rede pública que tiveram aprendizagem adequada em sala de aula.

Por outro lado, o estudo do Todos Pela Educação aponta que os estudantes brasileiros tiveram uma melhor aprendizagem em língua portuguesa, chegando a 28,6%.

A 11ª edição do levantamento, que reúne os principais dados educacionais do país, também traz recortes por localidade e por renda.

Entre os estudantes do ensino médio em regiões rurais, os números são ainda mais graves, pois apenas 1,9% deles tiveram aprendizagem adequada em matemática em 2021. O número sobe para 3,8% entre os alunos urbanos.

• Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024

A desigualdade também pode ser observada na comparação entre os 20% mais pobres e 20% mais ricos. Enquanto apenas 1,5% dos primeiros tiveram aprendizagem adequada em 2021, o número vai para 6,9% entre os mais ricos.

• Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024

Apesar dos indicadores insatisfatórios de aprendizagem, o Anuário aponta que 81,2% dos jovens de 15 a 17 anos estavam matriculados no ensino médio em 2021, tanto na rede pública quanto na rede privada. É a maior taxa desde 2013, com uma alta consistente.

Além disso, o índice de distorção idade-série (dois ou mais anos de atraso na trajetória escolar) é a menor da série histórica, atingindo 21,6% dos jovens.

O abandono escolar é outro desafio do ensino médio para a educação brasileira. Mesmo assim, o índice caiu para 3,8% em 2023, ante 6,5% em 2022.

Ensino fundamental

O estudo ainda mostra que os indicadores aprendizagem caíram em todos os níveis de ensino. Nos anos finais do ensino fundamental, por exemplo, apenas 15,3% dos estudantes do 9º da rede pública tiveram aprendizagem adequada em matemática.

O número caiu em relação a 2019, quando 18,4% dos alunos tiveram aprendizagem adequada na disciplina.

• Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024

O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 é a primeira edição após a pandemia de Covid-19, por isso os resultados revelam o impacto da pandemia na educação brasileira, principalmente entre os estudantes mais vulneráveis.

O documento utiliza dados as pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do MEC (Ministério da Educação).

8 em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

COP30 impulsiona investimentos no turismo em Belém; conheça os projetos

A cidade de Belém (PA), está investindo em uma série de projetos voltados ao fortalecimento…

Ações da Tesla sobem em Wall Street após artigo sobre saída de Musk do governo Trump

AFPi AFP https://motorshow.com.br/autor/afp/ 02/04/2025 – 15:53 As ações da empresa de carros elétricos Tesla subiram,…

Onde os sommeliers bebem? Com Vinícius Santiago, da Evino, em São Paulo

A cidade de São Paulo é um centro cultural e gastronômico gigantesco no Brasil. Com…