O governador do Paraná e atual presidente do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), Ratinho Junior, anunciou, neste sábado (23), durante o encerramento da 12ª edição da reunião, a mudança da presidência do Cosud.
Segundo Ratinho Junior, o novo presidente do Consórcio será o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que assumirá oficialmente na próxima edição da reunião, prevista para março de 2025, no Paraná.
“Estou na finalização do meu mandato como presidente do Cosud. Passo o bastão, no próximo evento, ao governador do Rio de Janeiro. Cumprimos nossa missão de implantar o Cosud e começar uma nova fase do Consórcio, que passa a ser o maior consórcio entre estados do país”, afirmou o governador do Paraná.
Na assinatura da Carta de Florianópolis, documento que reúne as medidas acordadas entre os estados do Consórcio, os líderes acertaram a criação de um banco de fomento para as duas regiões, para incentivar a criação de um fundo de desenvolvimento com os setores público e privado.
Ainda na pauta do meio ambiente, os governadores acertaram medidas que preveem o incentivo ao mercado de crédito de carbono e de implantação de energias renováveis nos estados das duas regiões.
Saiba quais foram os governadores que assinaram a Carta de Florianópolis
No total, os sete líderes participantes do COSUD assinaram a “Carta de Florianópolis”, contrária a PEC da Segurança Pública:
- Ratinho Junior, governador do Paraná
- Jorginho Mello, governador de Santa Catarina
- Gabriel Souza, governador em exercício do Rio Grande do Sul
- Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro
- Renato Casagrande, governador do Espírito Santo
- Romeu Zema, governador de Minas Gerais
- Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
“Essa edição entra para a história, nos colocamos não como um consórcio de troca de experiências, mas de efetividade. Saímos organizados e com metas, nos encontramos no Paraná”, diz o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.