Alunos da rede pública de São Paulo poderão contar com monitorias de física, matemática, tecnologia e robótica com estudantes da USP (Universidade de São Paulo) em 2025.
Trata-se do projeto Monitoria de Física, Matemática e Disciplinas Tecnológicas para Estudantes do Ensino Médio das Escolas Públicas da Grande São Paulo.
As inscrições estão abertas até o dia 11 de dezembro.
Os graduandos do Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística e Escola Politécnica vão oferecer monitorias e plantões de dúvidas uma vez por semana em escolas estaduais. O objetivo é ajudar alunos do ensino médio na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Provão Paulista.
Também existe a expectativa de que o projeto desperte o interesse dos alunos do ensino médio para o aprendizado em matemática, física e tecnologia.
Recentemente, o Pisa revelou que os estudantes brasileiros se sentem ansiosos com matemática, o que prejudica o aprendizado com a disciplina. Além disso, o Brasil ficou abaixo da média em ranking global de matemática, com resultados piores do que o Irã, África do Sul e Malásia.
Como vai funcionar?
O projeto será realizado durante o primeiro semestre de 2025, de 3 de fevereiro a 30 de junho. Cada monitor vai atuar na mesma escola uma vez por semana. Serão duas turmas no mesmo dia e cada aula dura uma hora.
Para participar, as escolas devem preencher o formulário demonstrando interesse até o dia 11 de dezembro.
49% dos brasileiros acreditam que educação reduz desigualdades sociais