O Botafogo tem a oportunidade de conquistar o Campeonato Brasileiro após 29 anos, neste domingo (8), às 16h (de Brasília), e depende apenas de si.
Líder da Série A, o time de Artur Jorge recebe o São Paulo, no estádio Nilton Santos, com ingressos esgotados.
Com 76 pontos, três a mais que o Palmeiras, o Glorioso precisa apenas de um empate para confirmar o título do Brasileirão.
O São Paulo não tem maiores pretensões na tabela. Com 59 pontos, o Tricolor não pode mais alcançar o Fortaleza, quinto colocado, e não será ultrapassado pelo Corinthians, com 53.
Dúvidas no Glorioso
Em sequência desgastante de jogos decisivos e viagens, o Botafogo tem dúvidas por questões físicas. Vitinho deixou o jogo com o Internacional após um choque e dores no joelho esquerdo.
Alex Telles também apresentou desgaste e pode dar lugar a Cuiabano ou Marçal na lateral-esquerda. Bastos, lesionado, segue fora, assim como Alexander Barboza, que está suspenso.
Por outro lado, John retorna à meta após cumprir suspensão. No setor ofensivo, a tendência é de que Artur Jorge mantenha a base com Thiago Almada, Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus.
São Paulo terá time alternativo
Garantido na próxima Copa Libertadores da América, o São Paulo é o sexto colocado e não tem grandes aspirações para o jogo no Rio de Janeiro. Com isso, o técnico Luis Zubeldía vai escalar um time alternativo.
Arboleda, Rafinha, Luiz Gustavo, Luciano, Lucas e Calleri foram preservados em razão de todo o desgaste acumulado ao longo da temporada e não viajaram. O atacante Erick foi liberado para tratar de questões pessoais.
Outros jogadores que se recuperam de contusão, como Pablo Maia, Giuliano Galoppo e Jamal Lewis, também estão fora. O lateral-esquerdo Wellington, lesionado e de saída para o Southampton-ING, se despediu dos companheiros e foi liberado pelo clube.
Por outro lado, Zubeldía contará com caras novas para armar o time do São Paulo. Joias das categorias de base, o meia-atacante Lucas Ferreira e o centroavante Ryan Francisco foram relacionados pela primeira vez.
Prováveis escalações
Botafogo: John; Mateo Ponte, Adryelson, Danilo Barbosa e Cuiabano (Marçal); Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus – Técnico: Artur Jorge.
São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Sabino e Patryck; Bobadilla, Marcos Antônio (Santiago Longo) e Michel Araújo; Rodrigo Nestor, André Silva e William Gomes. Técnico: Luis Zubeldía
Motivo: Jogo da 38ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)