Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/
10/12/2024 – 12:20
O C4 Cactus saiu de linha e não aparece mais no site da Citroën no Brasil. Em nota encaminhada ao site MOTOR SHOW, a montadora confirmou o fim das vendas do SUV por aqui.
“A Stellantis confirma o fim da comercialização do modelo Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross.”
O fabricante ressalta, no entanto, que o modelo continua sendo vendido em países importadores. Isto é, ele continua com a produção em Porto Real (RJ), pelo menos por enquanto.
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Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
C4 Cactus
O SUV desembarcou por aqui em 2018. Ele registrou seu pico de vendas em 2021, com 19.552 unidades. Em 2023 foram apenas 3.674 emplacamentos. Em 2024, o C4 Cactus não aparece na lista de 50 mais vendidos da Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil.
Frente ao C3, Aircross e Basalt, o veículo representava a “velha” Citroën e utilizava a plataforma PF1, a mesma dos antigos 208 e 2008. Ele contava com quatro versões, com variações de preço de R$ 106.990 até R$ 129.990.
Sua última atualização ocorreu em julho do ano passado e agregava novidades por dentro e por fora. Adotava rodas de 16 e 17 polegadas atualizadas, elementos na cor “Orange Pearl” ao redor dos faróis de neblina e nos Airbumps laterais.
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
Citroën C4 Cactus – Crédito: Divulgação
De série, o C4 Cactus 2024 contava com ar-condicionado digital com controle automático de temperatura e sistema de abertura de porta e partida do motor por botão com sistema keyless.
Motorização
Outro ponto é que o fim do C4 Cactus marca também o adeus dos motores 1.6 no mercado brasileiro, seja o aspirado EC5 de 122 cv ou o turbo THP de 173 cv.