Vamos contar a verdade? Ninguém entende mais de café que o mineiro. Longe de mim querer parecer bairrista ou pretenciosa. Mas contra números, não há argumentos.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Na safra 2023/2024, a expectativa é colher 66,3 milhões de sacas. Minas Gerais, por sua vez, é dona de 54% da área plantada, ou seja, se o estado fosse um país, seria responsável pela maior produção cafeeira do mundo – o segundo maior produtor mundial é o Vietnã, que deve colher uma safra de 27,5 milhões de sacas.
Dizem que nunca falta um cafezinho fresco na mesa do mineiro e isso é a mais pura verdade. No entanto, o hábito de sair em busca de um bom café, principalmente os especiais, é algo relativamente novo para os belo-horizontinos. Essa história de cafeterias que possuem como principal mote apresentar cafés especiais e métodos distintos de extrair a bebida se arrasta há menos de duas décadas.
O café e seus estabelecimentos
Mas o “trem”, ou melhor, o setor de cafeterias encorpou e ganhou peso na capital bem diante dos nossos olhos. Apesar de não existir uma CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) específica para cafeterias, em Belo Horizonte, se somarmos lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, o total é de 6.450 estabelecimentos.
E tem de tudo, desde aquelas que escolhem a dedo os produtores até as que investem pesado em menus que englobam de pão de queijo a jantar com entrada, prato principal e sobremesa.
Na história, o café sempre teve um grande papel social. A primeira cafeteria que se tem registro surgiu em Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) em 1475. Já na Europa, a primeira cafeteria foi a Botteghe del Caffè, no século 17, que trouxe o hábito de moer e torrar o próprio café.
No Brasil, muitos movimentos políticos e intelectuais nasceram dentro de cafeterias como a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. Inaugurada em 1894, funciona até hoje e foi frequentada por nomes de peso, como Olavo Bilac, Rui Barbosa e Chiquinha Gonzaga.
Já nas Gerais, entendemos desde sempre que a conversa fica muito melhor com um cafezinho. E se tiver um queijinho então, a gente custa a levantar da mesa.
Escolhi aqui 12 cafeterias em Belo Horizonte que fazem qualquer um se sentir verdadeiramente na terra do café. Há espaço para todos os gostos, desde aqueles que investem na busca pelos melhores grãos até os que oferecem brunch, almoço e jantar. Bom café!
Café Magri
Comandada pelo casal Marília Balzani e Rafael Brito, o espaço funciona nos jardins do Palácio das Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores de Minas Gerais. A vista para a Serra do Curral é espetacular.
Os grãos vêm de várias regiões do Brasil e variam entre duas ou três opções por semana. Eles entraram em férias neste fim de ano, mas retornam suas atividades em janeiro de 2025.
Café Magri: Rua Arquiteto Rafaello Berti, 330 – Mangabeiras, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 98423-8971 / Em pausa até janeiro de 2025; consulte detalhes nas redes sociais.
Elisa Café
São três unidades do Elisa Café, incluindo uma loja de torra, onde são realizadas as provas de qualidade e armazenados os grãos ainda verdes.
Todos os cafés que chegam das fazendas são reclassificados e colocados em embalagens especiais para que os grãos não troquem umidade com o ambiente. A casa trabalha com 11 diferentes produtores de diferentes regiões de Minas, Chapada Diamantina (Bahia) e Espírito Santo.
Elisa Café: Rua Sergipe, 1236 – Savassi, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 99561-2318 / Horário de funcionamento: terç a sexta, das 8h40 às 19h; sábado, das 8h às 19h; domingos e feriados, das 8h às 13h / Outros endereços e informações podem ser encontrados no site.
Copa Cozinha
A Copa Cozinha tem carinha de casa de vó com toda a delicadeza que isso significa. São duas unidades, uma no Mercado Novo e outra no bairro Floresta.
Tudo ali parece querer honrar as raízes interioranas mineiras, desde o cardápio recheado de quitandas vindas dos cadernos de receitas de família, até a louça, garimpada com todo cuidado em um tempo passado.
Copa Cozinha (Mercado Novo): Av. Olegário Maciel, 742. LJ 2171, Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 99745-4456 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 13h às 19h; sábado, das 8h30 às 19h; domingo, das 8h30 às 17h.
Copa Cozinha (Floresta): Av. Francisco Sales, 199, Floresta, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 99745-4456 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 19h; sábado, das 8h30 às 16h; domingo, das 8h30 às 14h.
Belô Café
A Belô tem brunch a qualquer hora do dia, de domingo a domingo. Com duas unidades em Belo Horizonte e uma recém-inaugurada em São Paulo, a casa aposta em um cardápio amplo assinado pela chef Andreza Luisa, campeã do reality gastronômico The Taste Brasil, da GNT.
Na seção de brunch, o Uai Sô faz sucesso e vem com pães de queijo, carne de panela desfiada, cebola caramelizada, requeijão com raspa, barbecue de goiabada, doce de leite e broa.
Belô Café: Rua Sergipe, 1329 – Savassi – Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 99599-1329 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 22h; aos domingos, das 8h às 16h / Confira aqui detalhes da outra cafeteria e aqui da unidade em SP.
Mocca Coffee Brasil
O Mocca Coffee atende bem quem quer trabalhar bebericando um café ou ainda quem quer estender a reunião e garantir um almoço executivo bem feito. É ponto certo também para fazer um lanche no meio da tarde ou fechar a noite com um jantar ou um sanduíche.
O cardápio é da chef Giovanna Gianneti. Já quando o assunto é café, pode ser preparado por cinco diferentes métodos.
Mocca Coffee Brasil: Confira unidades e informações neste link.
oop Café
Em um dialeto africano, “oop” quer dizer aberto. Daí veio o nome, uma homenagem à África, território originário do ingrediente. São três unidades: em Inhotim, na Savassi, e no Centro, esta última a mais recente, no terraço do 25º andar do edifício Dona Júlia Nunes Guerra, onde a vista é de tirar o fôlego.
A carta de cafés é dividida em três linhas: Produtores, que trabalha com cafés mais elaborados e sazonais; Lugares, que busca valorizar a origem do grão; e Slow Down, que inclui um mix de canéfora e arábica.
oop café (Centro): Rua Rio de Janeiro, 600, 25º andar -Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 98454-5722 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 19h; sábado, das 10h30 às 18h30; domingo, das 9h às 15h.
oop café (Savassi): Rua Fernandes Tourinho, 143 – Savassi, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 98454-8722 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 20h; aos domingos e feriados, das 9h às 16h.
Zuzunely
Com o projeto assinado por Oscar Niemeyer, a casa onde está a Zuzunely foi a morada do escritor Fernando Sabino. Aproveitando esse tantão de história, o local investe em espaços culturais como uma biblioteca em que os clientes podem trocar livros e uma galeria de arte.
O cardápio é assinado pela chef Bruna Haddad, que escolheu esse nome em homenagem às avós Zulmira e Nely.
Zuzunely: Rua Araguari, 1000 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 97190-2436 / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h30 às 15h (cozinha até 14h30).
Pet Café BH
O Pet Café é bem fofo. Localizado na Savassi, é para você aproveitar, como o nome indica, com seu pet. Tem um espaço próprio para mascotes, com piscina de bolinhas e escorregador.
Há também o Cat Zone, em que as pessoas podem interagir com gatinhos, sempre sob supervisão de um profissional. Em parceria com a ONG Ministério da Arca de Noé, os bichanos ainda podem ser adotados.
Pet Café BH: Rua Sergipe, 1187 – Savassi, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 98425-0092 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 19h.
Casa Alvorada BH
A Casa Alvorada é uma lindeza de encher os olhos. Bem em uma esquina no bairro de Santa Efigênia, o imóvel de 1932 passou por uma restauração preciosa, evidenciando os ladrilhos originais e os ornamentos nas paredes.
Em uma parceria entre o Café Jetiboca e a Cachaçaria Lamparina, dois sucessos do Mercado Novo, a casa é para quem gosta de café e cachaça. Durante manhã e tarde, são servidos quitutes mineiros como angu com queijo e melado.
Casa Alvorada BH: Avenida do Contorno, 3415 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – Minas Gerais / Horário de funcionamento: segunda e terça, das 9h às 15h; quarta e quinta, das 9h a 0h; sexta, das 9h à 1h; sábado, das 8h à 0h; domingo, das 8h às 21h.
Noete Café Clube
O Noete Café Clube fica em um casarão da década de 1930 no bairro Santo Antônio. Foi um dos primeiros estabelecimentos a trabalhar com grãos especiais e ter torra própria na cidade.
O endereço ainda conta com um clube de assinatura de cafés escolhidos a dedo pelos sócios Daniel Cabral e Guilherme Hamers Costa. Se o dia estiver ensolarado, peça para ficar na varanda.
Noete Café Club: Rua Santo Antônio do Monte, 294 – Santo Antônio, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 3586-4645 / Horário de funcionamento: segunda, das 12h30 às 19h30; terça a sexta, das 9h às 19h30; sábado, das 9h às 14h.
Comercial Sabiá
É impossível passar pelo Mercado Central sem dar uma paradinha no Comercial Sabiá, que também tem uma unidade na Savassi. Prepare-se para tomar um café no balcão e ter que pagar em dinheiro, já que a casa não aceita cartão e nem Pix.
O café é torrado e moído ali mesmo. Para acompanhar, não dispense a broa recheada com queijo Canastra. É de chorar de alegria.
Comercial Sabiá (Mercado Central): Avenida Augusto de Lima, 744 R14 156 – Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 3653-8725 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h; aos domingos, das 7h às 13h.
Comercial Sabiá (Savassi): Avenida Do Contorno, 6393 – Savassi, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 3309-9452 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h30; aos sábados, das 8h às 13h. Fechado aos domingos.
Panetteria Carazolli
A Panetteria Carazolli fica em uma rua com pouco movimento no bairro Sion. A panetteria está em uma casa antiga com muitas plantas na decoração. É ideal para quem quer um momento de paz no meio da confusão da cidade grande.
A especialidade é o croissant, que aparece em dez diferentes versões, do tradicional ao servido com queijo raclette. Aos fins de semana, costuma ter fila.
Panetteria Carazolli: Rua Turibaté, 96 – Sion, Belo Horizonte – Minas Gerais / Tel.: (31) 98250-9115 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 19h30; sábado e domingo, das 9h às 13h30.
Produção do Queijo Minas Artesanal vira patrimônio imaterial da Unesco