Desde 2019, a Braskem desenvolve medidas amplas para mitigar, compensar e reparar os impactos da subsidência do solo nos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol.
Uma das primeiras frentes de trabalho foi a criação do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF), que está completando 5 anos em novembro. Nesse programa, técnicos sociais foram a campo para fazer a identificação dos imóveis e atender os moradores, comerciantes e empresários com imóveis nas áreas de desocupação.
Atualmente, 100% dos imóveis da área de risco definida pela Defesa Civil de Maceió em 2020 já estão desocupados.
Para garantir que a comunidade fosse atendida e indenizada no menor tempo possível, foi implementado atendimento especializado para dúvidas jurídicas referentes a documentos para o fluxo de compensação; disponibilizada uma equipe exclusiva para atendimento a comerciantes e empresários; e acelerada a avaliação dos pedidos de reanálise das propostas.
Até o momento, 99,9% das propostas foram apresentadas aos moradores das áreas de desocupação e monitoramento. Do total de propostas apresentadas, 99% foram aceitas e 98% já pagas. Somadas aos auxílios financeiros, o valor ultrapassa os R$ 4,13 bilhões.
O programa, que continua à disposição dos moradores e é de adesão voluntária, oferece mais do que apenas a realocação, contando também com acompanhamento psicológico gratuito às famílias conforme a necessidade de cada uma delas – que continua inclusive após a indenização já ter sido efetuada.
A Braskem também criou o Programa de Apoio aos Animais, que providenciou o transporte dos pets no dia da mudança ou, caso necessário, hospedagem temporária enquanto o morador estivesse em imóvel provisório. O programa garantiu ainda a castração, tratamento veterinário e vacinação, tendo atendido mais de 8 mil animais e realizado 5,1 mil castrações. Além disso, desde junho de 2021, o programa conta com um canal de adoção on-line, o @focinhoresponsavel, no Instagram, que viabilizou mais de 970 adoções.
Para a Braskem, a segurança das pessoas em Maceió vem em primeiro lugar. Acompanhe aqui e saiba mais sobre os Compromissos da Braskem com Maceió.
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.