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Isenção de IPVA para carros híbridos em SP vai contemplar apenas dois modelos; entenda

Em dezembro de 2024, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou uma proposta que isenta veículos leves movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos (combustão e elétrico) flex do pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Agora, o governo paulista regulamentou a Lei 18.065, no entanto os modelos devem atender a critérios específicos.

Segundo o texto, o motor elétrico desses modelos deve ter uma potência mínima de 40 kW (54 cv) e ser alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 volts, capaz de recuperar energia para as baterias. Em todos os casos, o valor do veículo não poderá superar o total de R$ 250 mil

A medida se adequa apenas a dois carros: Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid. Eles têm um propulsor elétrico de 27 kW (74 cv) de potência e 16,6 kgfm, com tensão de 200 Volts.

Atualmente, São Paulo conta com 28 mil unidades elegíveis ao benefício, o que representa uma renúncia fiscal de R$ 163 milhões em 2025.

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Toyota Corolla 2024 – Crédito: Divulgação

De acordo com a Sefaz-SP (Secretaria de Fazenda e Planejamento), “a definição dos critérios foi realizada a partir de uma série de estudos e análises das tecnologias de automóveis híbridos plenos e plugin atualmente disponíveis no mercado nacional”. 

Quem ficou de fora?

Para se ter uma ideia, os híbridos da Fiat recentemente lançados, Pulse Hybrid e Fastback Hybrid, com valores que partem de R$ 125.990 e R$ 151.990, não se enquadram por terem um motor elétrico de 3 kW (4 cv) e tensão de 12 Volts.

Pulse e Fastback com motores híbridos – Crédito: Divulgação/Fiat

A exclusão também ocorre com os veículos híbridos da Caoa Chery: Arrizo 6 Pro Hybrid (R$ 139.990), Tiggo 5x PRO Hybrid Max Drive (R$ 157.990) e Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (R$ 181.990). Eles desenvolvem 10 cv de potência no motor elétrico e têm sistema de tensão de 48 Volts.

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