• Home
  • Esportes
  • Dorival Júnior é demitido do comando da seleção brasileira

Dorival Júnior é demitido do comando da seleção brasileira

CBF tomou a decisão após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires; favoritos para assumir o cargo são o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, e o português Jorge Jesus, que comanda o Al Hilal

LUCAS GABRIEL CARDOSO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDODorival Júnior comanda a seleção no duelo com a Argentina

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (28) a demissão do técnico Dorival Júnior do comando da seleção brasileira. A decisão foi tomada após a derrota por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, resultado que agravou a pressão sobre o treinador. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, oficializou a saída de Dorival após reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro. “A CBF encerrou o ciclo de Dorival Júnior. A partir de agora, iniciaremos a busca por um substituto”, afirmou o dirigente.

A mudança ocorre a um ano e três meses da Copa do Mundo de 2026 e marca a quarta troca de comando da Seleção em menos de dois anos e meio. Dorival assumiu o cargo em janeiro de 2024, sucedendo os interinos Ramon Menezes e Fernando Diniz. Em 16 jogos sob seu comando, a equipe somou sete vitórias, sete empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 58,3%.

Dorival Júnior iniciou sua passagem com bons resultados nos amistosos contra Inglaterra (vitória por 1 a 0) e Espanha (empate em 3 a 3). No entanto, o desempenho nas competições oficiais foi abaixo das expectativas. Na Copa América, o Brasil empatou com Costa Rica e Colômbia na fase de grupos e caiu nas quartas de final para o Uruguai, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

Nas Eliminatórias para a Copa, a equipe sofreu uma derrota para o Paraguai e empatou com a Venezuela em casa, resultados que acentuaram as críticas ao trabalho do treinador. A goleada sofrida contra a Argentina evidenciou as fragilidades táticas do time, com o meio-campo dominado pelos rivais e pouca reação ao longo da partida.

A CBF ainda não definiu o substituto de Dorival, mas alguns nomes estrangeiros estão no radar da entidade. Entre os favoritos estão o italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, e o português Jorge Jesus, que comanda o Al Hilal, da Arábia Saudita. Outros nomes especulados incluem Pep Guardiola e Abel Ferreira. Apesar do interesse da CBF, Ancelotti negou que tenha sido procurado e reafirmou seu compromisso com o Real Madrid, com contrato vigente até junho de 2026. “Tenho um contrato claro com o clube. Gosto do Brasil e de seus torcedores, mas estou focado no meu trabalho aqui”, declarou o treinador italiano.

Jorge Jesus, por sua vez, surge como uma alternativa viável caso a negociação com Ancelotti não avance. No entanto, sua relação com Neymar, com quem teve atritos no Al Hilal, é um fator que pode pesar contra sua contratação. A seleção brasileira ocupa atualmente a quarta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas, com 21 pontos em 14 jogos. Os seis primeiros colocados garantem vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto o sétimo disputa a repescagem. Os próximos compromissos serão contra o Equador, fora de casa, no dia 5 de junho, e contra o Paraguai, no Brasil, no dia 10 do mesmo mês.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Talleres x São Paulo: assista à transmissão da Jovem Pan ao vivo

Aqui, você pode acompanhar a narração do jogo válido pela Libertadores Talleres e São Paulo…

COP30 impulsiona investimentos no turismo em Belém; conheça os projetos

A cidade de Belém (PA), está investindo em uma série de projetos voltados ao fortalecimento…

Ações da Tesla sobem em Wall Street após artigo sobre saída de Musk do governo Trump

AFPi AFP https://motorshow.com.br/autor/afp/ 02/04/2025 – 15:53 As ações da empresa de carros elétricos Tesla subiram,…