Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza em 2024, “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, vem recebendo uma enxurrada de elogios. Aclamado pela imprensa internacional, o filme foi descrito por críticos como “uma carta de amor ao Brasil” e “espetacular“.
Fernanda Torres também foi destaque entre os elogios da crítica especializada e já começa a colher os frutos de sua atuação no filme. Recentemente, a atriz recebeu um prêmio especial do grupo organizador do Critics Choice Awards, um dos mais importantes termômetros para o Oscar.
Significa que a atriz será indicada ao Oscar? Ainda não sabemos. No entanto, a equipe do filme está empenhada em garantir sua nomeação. Saiba para quais categorias do Oscar o filme está cotado.
Rodrigo Teixeira, produtor do longa, revelou à CNN que a campanha para Fernanda Torres inclui apresentá-la ao público americano como vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes. Ela recebeu o troféu do festival francês em 1986 por sua atuação no filme “Eu Sei Que Vou Te Amar“, dirigido por Arnaldo Jabor.
“A gente precisa tentar apresentá-la como uma atriz que já tem uma carreira consolidada no país de origem”, disse ele.
Para a sorte da brasileira, a categoria de atriz ainda não conta com nenhuma franca favorita. No topo da disputa, embora ainda não sejam consideradas favoritas, estão Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez”, e Mikey Madison, de “Anora”.
Gascón venceu o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, o que fortalece sua campanha para se tornar a primeira mulher trans indicada à categoria no Oscar. Já Madison protagoniza o filme vencedor da Palma de Ouro.
Logo atrás, está Angelina Jolie por “Maria Callas“, um filme que reúne todos os elementos típicos de uma produção feita para conquistar o Oscar: uma cinebiografia e uma transformação radical da atriz. Adquirido pela Netflix, o filme pode ganhar impulso com a forte campanha da plataforma de streaming.
Outras concorrentes que também podem chamar atenção e entrar na disputa são Demi Moore por “A Substância“, Nicole Kidman por “Babygirl” e Saoirse Ronan por “The Outrun“.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
“Ainda Estou Aqui” trata-se da adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
-
1 de 8
“Ainda Estou Aqui” é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
2 de 8
Estrelado por Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, o filme fala sobre a luta dela em busca de respostas após seu marido, Rubens Paiva, ter desaparecido durante a Ditadura Militar • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
3 de 8
Mãe de cinco filhos, Eunice busca respostas sobre o paradeiro do marido • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
-
4 de 8
O filme é o novo longa do diretor Walter Salles • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
5 de 8
Fernanda Torres disse à CNN que Eunice “combateu o estado autoritário através de uma imensa delicadeza combativa” • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
6 de 8
Selton Mello, que também estrela “Ainda Estou Aqui”, vive o deputado Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
-
7 de 8
À CNN, Mello disse que “[teve que criar] esse personagem de uma forma marcante o suficiente para reverberar ao longo do filme ajudando a trajetória da personagem da Nanda [Fernanda Torres] e do público, que é cúmplice dessa jornada” • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
8 de 8
Fernanda Montenegro interpreta Eunice Paiva no fim da vida em “Ainda Estou Aqui”; ela morreu aos 86 anos em 2018, quatro anos após a Comissão Nacional da Verdade emitir o relatório que solucionou o desaparecimento de Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos. Saiba mais sobre a história.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; saiba como foi a coletiva e confira nossas entrevistas individuais com os astros da produção, Fernanda Torres e Selton Mello.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”:
Selton Mello à CNN: “Criei um personagem para reverberar no filme”
Filme propõe reflexão sobre a ditadura militar, diz Fernanda Torres em entrevista para a CNN
“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou filme com Fernanda Torres