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Ar-condicionado na potência menor gasta menos combustível? Veja mitos e verdades

Com o verão batendo na porta e as altas temperaturas feitas no Brasil, o ar-condicionado tornou-se um item indispensável para o conforto dos passageiros dentro de um automóvel. E, para saber os mitos e verdades sobre o sistema, o site MOTOR SHOW ouviu especialistas sobre o assunto das empresas Na Oficina, de reparos automotivos, e a SuperVisão, de vistoria.

Primeiro, é importante explicar como funciona um ar-condicionado automotivo. Basicamente, existe um compressor de ar que é tocado por uma das correias do motor principal. E esse compressor faz circular o gás pelo condensador e a caixa de ventilação, jogando o ar frio para dentro do carro.

Usar o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível do carro?

Sim, o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. No entanto, esse aumento vai depender de cada modelo de veículo, pois o que ele for oferecer de potência pode influenciar.

“A gente estima uma média entre 26% e 30% de aumento no consumo quando o ar-condicionado está ligado”, afirma Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, para o site MOTOR SHOW.

Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis – Crédito: Divulgação

E por que isso acontece? Porque o compressor é acionado quando o sistema é ligado, o que demanda mais energia do motor fazendo com que ele consuma mais combustível para gerar esta demanda extra de energia.

A SuperVisão ressalta que isso pode ocorrer especialmente em veículos de menor potência, porque o compressor do ar-condicionado exige energia do motor para funcionar, o que pode afetar o rendimento do veículo.

Outro detalhe que aumenta o consumo de combustível é manter o filtro do ar-condicionado sujo. Desta maneira, o ar tem dificuldade para entrar, aumentando um pouco o consumo de combustível.

Usar um nível mais alto do ar-condicionado aumenta o consumo?

É mito ou verdade que utilizar um nível mais alto do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível? Para a especialista da Na Oficina, utilizar o sistema na velocidade mínima, média ou alta, não interfere no aumento do consumo de combustível.

“Porque o consumo de combustível é calculado a partir do momento que o compressor entra em ação. Ou seja, quando você liga o ar-condicionado, o compressor é acionado e automaticamente puxa mais carga, mais energia do motor. Por isso, sim, existe o aumento do consumo de combustível.”

Troco o ar-condicionado por vidro aberto?

Outro mito a ser questionado é que muitos motoristas afirmam que andam com o vidro aberto para economizar combustível. Mas, isso não significa necessariamente uma economia, porque ao baixar os vidros em velocidade reduzida esse consumo de combustível não é alterado, mas em altas velocidades o consumo é aumentado.

Para Luciana, o motorista tem que ser analisar o que é mais benéfico na situação em que ele está naquele momento. Se está com uma velocidade baixa, compensa abrir os vidros do carro para economizar combustível. Mas se está em alta velocidade, compensa ligar o ar e fechar os vidros, porque o consumo vai existir da mesma forma.

Qual o período devo fazer a manutenção do ar-condicionado?

Fazer a manutenção do ar-condicionado é necessário sempre, no entanto o período pode variar de acordo com trajeto diário do motorista.

“Eu gosto sempre de recomendar para quem roda em asfalto, na cidade, que é importante fazer a substituição do filtro do ar-condicionado e a higienização da tubulação a cada seis meses. Já para quem roda em estradas de terra, recomendo fazer a substituição do filtro do ar-condicionado e a higienização da tubulação a cada três meses”, diz a especialista da Na Oficina.

Preciso observar quais peças para um bom funcionamento do ar-condicionado?

Conferência da carga do gás e do óleo do compressor: isso preserva a vida útil do item, que é uma peça que tem um custo financeiramente alto, caso ele não tenha as manutenções preventivas em dia.

Filtro: para o bom funcionamento do ar-condicionado, é sempre importante fazer a substituição do filtro do ar-condicionado conforme o recomendado pelo manual.

Saídas e dutos de ventilação: limpe essas áreas, pois caso contrário podem acumular uma variedade de sujeira, poeira e detritos, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias.

Termostato: o item faz o controle preciso da temperatura do ar que é liberado pelo sistema de ventilação. Quando ele está com defeito, pode resultar em problemas significativos de aquecimento ou resfriamento inadequados.

Crédito: Freepik

Mais três dicas

Hábito de ligar o ar-condicionado: para uma maior durabilidade do sistema do ar-condicionado, aquele motorista que não tem o hábito de ligar o ar-condicionado frequentemente deve acioná-lo ao menos duas vezes por semana por uns 10 minutos. Isso vai movimentar o gás que fica dentro do compressor preservando a vida útil dessa peça, porque se ela não for utilizada, pode vir a dar problemas por falta de lubrificação.

Evite fumar dentro do carro: as partículas do cigarro liberadas no ar ficam depositadas nas superfícies do carro, que inclui os dutos e filtros do sistema de ar-condicionado. Com o tempo, esses resíduos se acumulam, obstruindo as passagens de ar e reduzem a eficiência do sistema.

Sinais incomuns: fique atento a “assobios” e “chiados”, que podem indicar irregularidades no funcionamento do compressor;  além disso outros sinais de problemas no ar-condicionado automotivo incluem a diminuição da eficiência de resfriamento, odores desagradáveis e vazamentos de líquido refrigerante.

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