O Assaí atingiu a marca de 200 lojas abertas em todo o Brasil, conforme balanço do segundo trimestre publicado nesta quinta-feira (8), após o fechamento do mercado.
No período, a rede de atacarejo registrou lucro líquido de R$ 123 milhões, recuo de 21,2% ante o mesmo período do ano passado.
A expansão de unidades dos últimos anos levou ao crescimento acelerado das vendas e maturação do parque de lojas, informou a companhia.
No segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas cresceram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, totalizando R$ 17,8 bilhões em faturamento.
O bom desempenho também levou a uma redução do endividamento da companhia, que alcançou 3,65x no último trimestre – queda de 0,6x contra o 2º trimestre de 2023.
Na base semestral, as vendas líquidas do Assaí alcançaram R$ 35,1 bilhões, um crescimento de 12,9%, representando um incremento de R$ 4 bilhões em relação ao mesmo período de 2023.
“Encerramos o 1º semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o 2º semestre inicia com a celebração dos 50 anos”, disse Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí.
“Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”.
300 lojas até o fim do ano
As 64 conversões de hipermercados realizadas até o momento, presentes em localizações privilegiadas, adensadas e amplamente conhecidas pelo público, seguem em processo de maturação, contribuindo de forma relevante para os resultados, segundo o Assaí.
As 47 lojas convertidas em 2022, que já apresentam uma fase mais avançada do processo de maturação, atingiram uma venda média/loja de cerca de R$ 26,5 milhões no 2º trimestre deste ano.
O patamar de vendas alcançado por essas lojas ao final do 2º tirmestre representa um nível de vendas cerca de 25% superior ao parque de lojas orgânicas inauguradas até 2022.
Além disso, o Assaí encerrou o trimestre com 293 lojas em operação após a inauguração de sua primeira loja em Vitória, ampliando a presença no Espírito Santo com a abertura da 2ª loja em menos de 1 ano.
Nos últimos 12 meses foram inauguradas 24 lojas, das quais 9 conversões e 15 lojas orgânicas, representando uma adição de 133 mil m² à área de vendas.
Para o segundo semestre, está prevista a abertura de mais 10 lojas, em linha com o guidance de 15 novas para o ano, o que levará o Assaí a superar a marca de 300 lojas em operação ao final de 2024.
Já o App Meu Assaí atingiu a marca de 14 milhões de clientes cadastrados, o que representa um crescimento de aproximadamente 1 milhão de clientes entre abril e junho.
Compartilhe: