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Avaliação: Chevrolet Blazer EV RS honra o passado pelo nome?

Por Guilherme Silva

Do SUV baseado na antiga geração da picape S10, este novo Chevrolet Blazer tem só o nome – daí o sobrenome EV, para ressaltar que se trata de um carro totalmente novo – e movido a eletricidade. O modelo mais tecnológico e possivelmente mais caro da história da GM do Brasil ainda não teve seu preço divulgado, mas é importado do México apenas na versão RS. Estimamos que seu preço fique acima dos R$ 500 mil, para competir com elétricos premium como BMW iX3 e a nova geração do Porsche Macan.

Além de iniciar uma nova fase de eletrificação da marca no País, o Blazer EV também atua como uma espécie de vitrine das mais recentes tecnologias da marca: no lugar do tradicional chassi montado sob a carroceria do antigo utilitário esportivo, o elétrico conta com a moderna plataforma Ultium. Que tem uma função dupla: fornecer rigidez estrutural e acomodar a grande bateria de 102 kWh, que garante uma autonomia que pode superar 500 quilômetros (são 481 km, segundo o rigoroso padrão do PBEV).

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visual moderno, com faróis de LED interligados por uma barra luminosa e lanternas em formato de bumerangue, é destacado pela linha de cintura elevada, que se estende pelos 4,89 metros de comprimento da carroceria e faz o SUV parecer mais baixo do que a altura de 1,66 m sugere.

Essa imponência fica mais nítida ao se entrar no Blazer EV e constatar o amplo espaço interno proporcionado pelo 1,982 m de largura e pelo generoso entre-eixos de 3,09 m, que acomoda bem cinco adultos.
• Os que viajam no banco traseiro contam com a comodidade do assoalho plano, saídas do ar-condicionado de duas zonas, portas USB-C e assento aquecido.
• O porta-malas de 436 litros, por sua vez, tem a capacidade limitada pelo redutor que fica acoplado ao motor elétrico instalado sob o assoalho.

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

A cabine tem um desenho bastante esportivo, com acabamentos pretos, couro com costuras vermelhas e a grande tela central de infoentretenimento integrada ao quadro de instrumentos, além de espaço de sobra para passageiros e bagagens. Há capricho nos materiais – e ele precisa ser assim, uma vez que os alvos são, entre outros, os modelos de marcas premium alemãs. Uma das interfaces da tela central, que tem uma ampla gama de configurações/visões e divide espaço com úteis botões “de verdade”

De resto, o Chevrolet Blazer EV entrega o que se espera de um carro que almeja brigar contra modelos de marcas de luxo:
• acabamento caprichado e alto nível de equipamentos,
• sistema de som Bose,
• teto solar panorâmico,
• head-up display,
• piloto automático adaptativo,
• alertas de ponto cego e tráfego cruzado traseiro,
• e abertura elétrica do porta-malas, entre outros.

Há também um sistema que detecta a aproximação de ciclistas e usa luzes para alertar os passageiros que estão prestes a sair do carro.

Dentre muitos recursos disponíveis no Blazer, destaque para o sistema de infoentretenimento com tela de 17,7 polegadas que acomoda quase todos os comandos do veículo, como acionamento dos faróis, modos de condução e partida do motor. O equipamento é dotado do sistema Google Built-in, que dispensa o espelhamento de telefones celulares para a utilização de aplicativos (mas exige uma assinatura mensal para que se tenha acesso à maioria dos serviços disponibilizados: nem sempre vale a pena).

Nos Estados Unidos, o Blazer EV é oferecido em configurações com dois motores, um dianteiro e outro traseiro, que resultam em um sistema de tração integral. A versão escolhida para o Brasil, entretanto, possui apenas o propulsor com 347 cv de potência e 450 Nm de torque localizado na traseira. Não que seja pouco.

Neste nosso primeiro contato, no autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP), o Blazer EV mostrou agilidade nas acelerações e um comportamento dinâmico exemplar nas curvas, favorecido pelas suspensões bem calibradas e as rodas de 21 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo. Os potentes freios contam com a ajuda do sistema de regeneração de energia para reduzir a velocidade em desacelerações e, apesar de seu porte avantajado, o SUV elétrico mostrou que não desaponta no desempenho, com um motor que empurra suas duas toneladas e meia com muita disposição – os dados oficiais indicam 0-100 km/h em 5,8 segundos e máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente.

Chevrolet Blazer EV RS

Preço Estimado R$ 500.000

Motor: traseiro, elétrico, síncrono, ímãs permanentes
Combustível: eletricidade
Potência: 347 cv
Torque: 450 Nm
Câmbio: caixa redutora com relação fixa
Direção: elétrica
Suspensões: multilink (d/t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,884 m (c), 1,982 m (l), 1,651 m (a)
Entre-eixos: 3,094 m
Pneus: 275/45 R18
Porta-malas: 436 litros
Peso: 2.495 kg
Bateria: 102 kWh
Autonomia: 481 km
0-100 km/h: 5s8
Velocidade máxima: 190 km/h (limitada)
Consumo: n/d
Recarga: 22 kW AC e 190 kW DC
Nota do Inmetro: A (estimada)
Classificação na categoria: n/d

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