• Home
  • Motor&Cia
  • Avaliação: Renault Oroch Iconic é uma picape intermediária feita para o trabalho

Avaliação: Renault Oroch Iconic é uma picape intermediária feita para o trabalho

Por Guilherme Silva

Precursora das picapes intermediárias monobloco no Brasil, lançada poucos meses antes da Fiat Toro, a Renault Oroch está prestes a completar dez anos de vida sem grandes mudanças. A mais relevante foi a adoção tardia do ótimo motor 1.3 turbo de 170 cv e 270 Nm e do câmbio automático tipo CVT, em 2022. Mesmo assim, segue como uma opção interessante para quem precisa combinar qualidades de um carro de passeio à capacidade de carga de um veículo de trabalho.

Para conquistar consumidores que buscam uma picape com tais características, a Renault aposta na nova versão Iconic da Oroch, que é equipada com o motor 1.6 flex aspirado de 120 cv de potência e 160 Nm de torque e os mesmos equipamentos da configuração topo de linha Outsider turbo, vendida por R$ 153.790.

A ficha técnica pode não empolgar, mas o propulsor aproveita bem as relações das seis marchas do câmbio manual para entregar um desempenho satisfatório na cidade. Na estrada, porém, é preciso abusar do acelerador para embalar a picape, com o motor trabalhando acima das 4.000 rpm.

+ Fiat Toro 2024 ganha novas grades e fica mais equipada; veja os preços e versões
+ A nova Montana: ‘SUV com caçamba’ e visual esportivo

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

A cabine tem o mesmo nível de acabamento e equipamentos da configuração Outsider e a Central multimídia de 8” tem conectividade sem fio com os sistemas de Android e Apple

propulsor aproveita bem as relações das seis marchas
• As suspensões independentes nas quatro rodas garantem conforto sem prejudicar a estabilidade – de fazer inveja a muito sedã, compensando as respostas anestesiadas da direção eletro-hidráulica.
 A boa altura livre em relação ao solo permite rodar sem preocupação com raspar o assoalho em lombadas e valetas, mesmo se a caçamba de 683 litros estiver carregada.

A ergonomia da cabine melhorou após a atualização de 2022, com seus comandos melhor posicionados e um espaço superior ao de uma Fiat Strada cabine dupla. Por R$ 129.490, tem faróis automáticos, sensor de chuva, start-stop, ESP, piloto automático, ar digital, multimídia de 8” com conectividade sem fio, câmera de ré e rodas de liga leve aro 16.

Embora o desempenho seja apenas razoável e tenha somente airbags frontais, a Oroch Iconic é mais equipada que a Chevrolet Montana LT e custa bem menos que a Fiat Toro básica, sendo uma opção sob medida para quem busca uma picape de trabalho e se preocupa, acima de tudo, com custo e função.

Concorrentes

Fiat Strada Volcano 1.3 AT R$ 125.990
Chevrolet Montana LT R$ 136.450

Renault Oroch Iconic

Preço básico R$ 124.490
Carro avaliado R$ 124.490

Motor: quatro cilindros em linha, 1.6, 16V, aspirado, injeção indireta, duplo comando de válvulas com variação na admissão Combustível: flex Potência: 118 cv (g) e 120 cv (e) a 5.500 rpm
Torque: 160 Nm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: eletro-hidráulica
Tração: dianteira
Suspensões: McPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilado (d) e tambor (t)
Dimensões: 4,700 m, 1,821 m (l), 1,631 m (a)
Entre-eixos: 2,829 m
Pneus: 215/65 R16
Caçamba: 683 litros ou 650 kg
Peso: 1.339 kg
Tanque: 45 litros
0-100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 169 km/h
Consumo na cidade: 11,3 km/l (g) e 7,4 km/l (e)
Consumo na estrada: 11,6 km/l (g) e 8 km/l (e)
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: B (Picape Compacta)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Morre Luiz Onmura, judoca medalhista nos Jogos Olímpicos de Los Angeles

Luiz Onmura, medalhista olímpico de bronze na categoria 71 kg nos Jogos de Los Angeles,…

F1: Forte chuva adia prova de classificação do GP do Brasil

A prova de classificação para a corrida do Grande Prêmio do Brasil de F1 foi…

Maisa abre o jogo sobre primeiro trabalho na Globo e entrega flerte no Rio de Janeiro

Prestes a estrear na Globo, Maisa viverá a Bia em Garota do Momento. Apesar dos…