Bicampeão olímpico no ciclismo de estrada em Paris 2024, Remco Evenepoel sofreu fraturas na costela, omoplata e mão, além de um deslocamento de clavícula e contusões pulmonares, após se acidentar na Bélgica.
A informação foi confirmada pela equipe do atleta belga, Soudal-QuickStep, nesta terça-feira (3).
Ciclista se chocou contra carro dos correios
De acordo com a imprensa da Bélgica, Evenepoel, de 24 anos, se chocou contra a porta aberta de um veículo dos correios enquanto treinava em Oetingen.
“Após um acidente enquanto treinava hoje, Remco Evenepoel foi levado ao hospital, onde foi revelado que ele sofreu fraturas na costela, omoplata direito e mão direita”, diz o comunicado da Soudal-QuickStep.
“Exames ainda revelaram confusões em ambos os pulmões e uma luxação na clavícula. A clavícula será operada nesta noite e, se for bem-sucedida, Remco poderá deixar o hospital amanhã.”
Conquista histórica na Olimpíada de Paris
Evenepoel fez história na Olimpíada de Paris, sendo o primeiro atleta a vencer a medalha de ouro nas duas provas do ciclismo de estrada — resistência e contrarrelógio individual.
Segundo a imprensa belga, o ciclista estava consciente ao ser levado para o hospital, mas sua bicicleta foi totalmente destruída.
“Remco sente forte dores no ombro e na mão. Nosso médico está trabalho nisso”, disse o técnico da Soudal-QuickStep, Patrick Lefevere, ao site esportivo belga “Sporza”.
“Antes a bicicleta do que o braço”
“A bicicleta dele quebrou em duas no acidente. Mas é melhor dividir sua bicicleta em duas do que seu braço.”
Em uma atualização ao jornal belga “Het Nieuwsblad”, o pai de Evenepoel, Patrick, revelou: “Ele já nos mandou uma mensagem, então esperamos que esteja tudo bem.”
Evenepoel foi levado ao Erasmus Hospital em Anderlecht após o acidente, sendo depois transferido para um hospital em Herentals, onde seus ferimentos foram avaliados mais detalhadamente e a clavícula será operada.
O belga precisará então de um período de imobilização de duas semanas.