As doze escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro apresentam, neste fim de semana, os sambas que levarão para a Sapucaí em 2025. O evento é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao Dia Nacional do Samba — celebrado na próxima segunda-feira (2) — e marco do lançamento do CD com as obras, que chegou às plataformas musicais na madrugada desta sexta-feira (29).
Além das agremiações, o evento receberá ainda nomes como Belo, Xande de Pilares, Cacique de Ramos, Terreiro de Crioulo e Samba da Volta entre essa sexta-feira (29) e domingo (1º). A festa acontecerá na Cidade do Samba e terá entrada gratuita desde que seja doado um quilo de alimento não perecível. Os portões serão abertos às 19h de cada dia.
A programação segue a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, que, pela primeira vez, acontecerão em três noites diferentes. De 1984 a 2024, os cortejos se dividiram entre o domingo e a segunda-feira de Carnaval; agora a elite da folia carioca também se apresentará na terça-feira.
Confira a programação do Dia Nacional do Samba:
Sexta-feira (29)
- Unidos de Padre Miguel
- Imperatriz Leopoldinense
- Unidos do Viradouro
- Estação Primeira de Mangueira
- Cacique de Ramos
- Belo
Sábado (30)
- Unidos da Tijuca
- Beija-Flor de Nilópolis
- Acadêmicos do Salgueiro
- Unidos de Vila Isabel
- Terreiro de Crioula
- Samba da Vola
Domingo (1º)
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Paraíso do Tuiuti
- Acadêmicos do Grande Rio
- Portela
- Xande de Pilares
Ouça abaixo os sambas do Grupo Especial do Rio
Thelminha será musa do Salgueiro e fará jornada dupla na folia