O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, agradeceu o apoio do Partido dos Trabalhadores após a proclamação de Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais, realizadas no domingo (28).
“Em nome do Presidente Nicolás Maduro, agradecemos ao PT, o partido no poder do Brasil, pelas suas calorosas felicitações pelo processo eleitoral de domingo. Agradecemos o reconhecimento do trabalho do poder eleitoral e dos resultados que demonstram a soberania do povo venezuelano.”, escreveu o ministro venezuelano no X.
En nombre del Presidente @NicolasMaduro, agradecemos al PT, partido gobernante de Brasil, por sus cálidas felicitaciones con motivo del proceso electoral del domingo. Apreciamos el reconocimiento al trabajo del poder electoral y los resultados que evidencian la soberanía del… pic.twitter.com/Mt9HpxPEkL
A Executiva Nacional do PT havia divulgado um comunicado em que trata Maduro como presidente “reeleito” e cumprimenta o povo venezuelano pela “jornada democrática” do último domingo.
A oposição contesta o resultado e afirma que possui acesso a um número suficiente de atas eleitorais que confirmariam a vitória de Edmundo González.
Protestos no país
Os protestos acontecem pelo segundo dia seguido, após Nicolás Maduro ser ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais de 2024 no país.