Não é de hoje que Miami prova ser um bom polo gastronômico, mas a cada estação a cidade fervilha de novos restaurantes, que adicionam sabor, agito e uma variedade de cozinhas à cidade.
Do fim do ano passado para cá muitos endereços surgiram ou ressurgiram, vários deles com ótimas propostas asiáticas, italianas e contemporâneas. Mas há lugar ainda para vietnamita, mediterrâneo, português, peruano e até misturas bem-vindas entre bares e clubes. E uma coisa é certa: a leva de restaurantes que desce de Nova York para a Flórida é cada vez mais constante.
Já revelei em minha coluna restaurantes bons e baratos em Miami, e algumas novidades no começo do ano, em 2023 e em 2022. A seguir, confira as aberturas mais comentadas – e apetitosas – de Miami nos últimos meses:
Reaberto após reparos causados por uma chuva no fim 2022, o Kyu continua como um dos meus restaurantes prediletos de Miami. Em Wynwood, a casa asiática combina técnicas de churrasco coreano e americano, em que o menu nos apresenta opções compartilháveis – entre elas estão os clássicos wagyu tartare e o peito de pato chamuscado. A casa renovada tem um ambiente industrial chique e painéis de madeira. Já há unidades em Nova York, na Cidade do México e no Fontainebleau Las Vegas; para 2025 está prevista uma em Los Angeles.
Kyu Miami: 251 NW 25th St, Miami, FL 33127, Estados Unidos / Funcionamento: domingo a quarta-feira, das 17h às 22h; quinta-feira a sábado, das 17h às 23h / Reservas via site.
Em Miami Beach, o Catch é mais um dos restaurantes que têm descido diretamente de Nova York em direção a ensolarada Miami. Na verdade, ele já ocupava um endereço na cidade há uma década, mas agora faz seu retorno sob nova direção. São mais de 2.100 m², que se dividem em salão interno com elementos da década de 1920 e um terraço ao ar livre. Pratos compartilháveis estão no menu, que inclui sashimi de trufas, espaguete de cogumelos e wagyu A5 preparado à mesa, assim como crudos, ceviches, sashimis e niguiris.
Catch Miami: 200 South Pointe Dr, Miami Beach, FL 33139, Estados Unidos / Funcionamento: todos os dias, das 17h30 às 23h / Reservas via site.
Em Design District, o Elastika fez sua inauguração em maio e logo chamou a atenção por fundir uma cozinha contemporânea a um belíssimo cenário. O restaurante fica no átrio do edifício Moore, embaixo do escultura “Elastika”, de autoria da arquiteta e designer Zaha Hadid. Quem está à frente das panelas é o chef Joe Anthony, nativo da Flórida, que serve pratos americanos com influência global. Entre os itens estão mahi mahi grelhado com arroz marinado em frutas cítricas, que por cima leva um bisque de vegetais, leite de coco e conhaque; crudo de peixe-rei curado; e ravioli de berinjela e quatro queijos com caldo dashi de ervilha.
Elastika: 191 NE 40th St, Miami, FL 33137, Estados Unidos / Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 17h às 22h; fechado aos domingos / Reservas via site.
Aberto em julho, o Felice chegou em Miami diretamente de Nova York. A unidade segue a filosofia da marca em oferecer uma cozinha toscana de pegada family style. Opções de entrada incluem sopa do dia e saladas com quinoa, abacate e amêndoas; entre os principais há as almôndegas de vitela com molho de tomate, berinjela à parmegiana e salmão das Ilhas Faroé. Branzino assado, NY Steak e paccheri com ragu de frutos do mar e molho de tomate com vinho tinto, também podem ser pedidos. Entre os vinhos há Chiantis, Brunellos e Sangioveses.
Felice: 1450 Brickell Ave Suite 110, Miami, FL 33131, Estados Unidos / Funcionamento: segunda a quarta-feira, das 11h30 às 22h30; quinta a sexta-feira, das 11h30 às 23h30; sábado, das 17h às 23h30; domingo, das 17h às 22h30 / Reservas via site.
O chef estrelado Henrique Sá Pessoa traz um gostinho de Portugal a Miami com o novo Sereia, em Coconut Grove. Dono do duas estrelas Alma, em Lisboa, ele faz o que sabe de melhor aqui: um menu repleto de frutos do mar inspirado na costa ibérica. O bar cru já apresenta um pouco disso, com vieiras marinadas, salada de polvo, peixes curados, e tartares. Camarões ao alho, barriga de porco, bacalhau à brás e arroz de pato também deixam claras as intenções do cardápio.
Sereia: 3540 Main Highway, Coconut Grove, FL 33133, Estados Unidos / Funcionamento: quarta e quinta-feira, das 18h às 22h; sexta e sábado, das 18h às 22h30; domingo, das 11h às 15h; fechado às segundas e às terças / Reservas via site.
Restaurante italiano nascido no SoHo, em Nova York, o Mamo aterrissou em Brickell com receitas clássicas do país da bota. A casa tem toques nostálgicos, com pôsteres de filmes italianos, e o salão é composto por um bar de mármore. Entre os pratos, pense em itens como camarão e burrata, carpaccio, salada de polvo, alcachofras fritas e prosciutto para começar. Entre as massas, estão itens como cacio e pepe, rigatoni all’Amatriciana e risoto trufado.
Mamo: 931 Brickell Ave, Miami, FL 33131, Estados Unidos / Funcionamento: almoço e brunch de segunda a domingo, das 12h às 15h30; jantar, de domingo e segunda-feira, das 17h30 às 22h; terça e quarta, das 17h30 às 22h30; quinta, das 17h30 às 23h; sexta, das 17h30 às 23h30 / Reservas via site.
Já popular em Nova York, o chinês RedFarm chegou em Coconut Grove com seus brunches e jantares. A casa, que acomoda mais de 100 comensais, tem uma seleção de dumplings e buns, assim como wraps de alface e pato e camarões jumbo. Entre os principais, pense em pato laqueado e robalo grelhado com manjericão tailandês.
RedFarm: 3131 Commodore Plaza, Coconut Grove, FL 33133, Estados Unidos / Funcionamento: terça a quinta-feira, das 17h às 21h30; sexta-feira, das 17h às 22h30; sábado, das 11h às 15h (brunch) e das 17h às 22h30; domingo, das 11h às 15h (brunch) e das 16h30 às 21h / Reservas via site.
Até o ano passado, o chef Nando Chang estava antes à frente do Itamae, que fechou as portas e que renasceu com outro nome, conceito e endereço. Situado em Midtown, o novo espaço fica dentro do restaurante Maty’s e possui apenas um balcão com 10 lugares. Aqui, ele serve uma experiência omakase com influência de sua cozinha peruana-japonesa. Entre as bebidas, espere por saquês, shochu, uísque japonês e vinhos selecionados.
Itamae AO: 3225 NE 1st Ave, Miami, FL 33137, Estados Unidos / Funcionamento: terça-feira a sábado, turnos às 18h30 e às 21h15 / Reservas via site.
Vizinho do Aventura Mall, o Jarana tem atmosfera despojada e é a nova aposta do grupo do chef Gastón Acurio em Miami. A cozinha, claro, é peruana, com mistura de influências japonesas, chinesas e italianas. No almoço ou no jantar, encontramos pratos como frango frito, barriga de porco crocante, vieiras peruanas, lomo saltado, ensopados e truta na parrilla. A maioria das porções são feitas para serem divididas, e não se esqueça de pedir um dos vários piscos e ceviches. O Jarana possui uma unidade também em Nova Jersey.
Jarana: 19505 Biscayne Blvd, Ste 5150 Aventura, FL 33180, Estados Unidos / Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h30 às 21h; sexta, das 11h30 às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 21h / Reservas via site.
Em Upper Buena Vista, o La Màrtola tem mesas ao ar livre e um salão de ares minimalistas que evoca o cardápio, o qual é inspirado na culinária das rivieras italiana, francesa e espanhola. Logo, não é de se espantar que o menu seja recheado de frutos do mar, massas e pizzas. Itens como ostras, crudos e tartares estão entre as entradas; salada de lagosta e presunto ibérico, bistecca alla Fiorentina e tagliolini al limone são alguns dos pratos principais, mas as pizzas napolitanas de forno a lenha italiano também fazem bonito.
La Màrtola: 4702 NE 2nd Avenue, Miami, Florida 33137, Estados Unidos / Funcionamento: terça-feira a domingo, das 12h às 22h30 / Reservas via site.
Aberto no último mês de julho na área de Miami River, o Elia serve pratos da cozinha costeira mediterrânea em um ambiente à beira do rio para lá de acolhedor. Há mesas tanto no terraço com vistas para as águas quanto no salão interno, que é revestido de mármore e de um mural floral pintado à mão. Entre as pedidas, há bruschetta, carpaccio, polvo na brasa, linguine de lagosta, spaghetti com almôndegas, penne ao pesto e filé de branzino, por exemplo. Para beber, drinques autorais levam nomes da Sicília e de Capri.
Elia: 4702 NE 2nd Ave, Miami, FL 33137, Estados Unidos / Funcionamento: domingo a quinta-feira, das 11h30 às 16h e das 18h à 0h; sexta-feira e sábado, das 11h30 às 16h e das 18h às 2h / Reservas via site.
Em Brickell, o Kaori é ao mesmo tempo um restaurante de cozinha asiática e um listening bar moderninho. São dois andares: bar no térreo e a cozinha e o salão no topo, com ambientes de concreto, móveis em madeira e plantas. No menu, crudos, ostras, salada de pepino missô e vieiras tostadas fazem parte das entradinhas. Aparecem ainda gyozas de wagyu e foie gras, noodle udon picante e bife wagyu. No bar, músicas descoladas controladas por um DJ acompanham coquetéis de inspiração asiática, vinhos e petiscos.
Kaori: 871 S Miami Ave, Miami, FL 33130, Estados Unidos / Funcionamento: segunda a quarta-feira, das 18h às 23h; quinta a sábado, das 18h à 1h; domingo, das 17h às 23h / Reservas via site.
Inaugurado neste verão em Miami River, o Casa Neos reúne hotel boutique, clube exclusivo para membros, restaurantes e lounge. O restaurante principal, de mesmo nome, tem dois andares e serve uma cozinha mediterrânea com vistas para o rio e para o skyline de Miami. No cardápio, ostras e caviar fazem parte do bar cru, e burrata, salada grega, arancini de trufa negra, carpaccio de robalo, vitello tonnato e tartar de atum yellowfin estão entre as entradas. De principal, aparecem rigatoni, massa com lagosta e pargo vermelho, por exemplo. Reservas são mais que bem-vindas, pois o endereço anda bastante disputado.
Casa Neos: 40 SW North River Dr, Miami, FL 33128, Estados Unidos / Funcionamento: jantar de quarta-feira e domingo, das 17h30 à 1h e de quinta-feira a sábado, das 17h30 às 2h; almoço de sábado e domingo, das 11h30 às 16h30 / Reservas via site.
Presente na seleção Bib Gourmand do Guia Michelin, o Tâm Tâm é uma apetitosa mistura de cozinha vietnamita e wine bar. Situado em Downtown Miami, o interior conta com bancos de estampa floral e painéis de madeira que remetem aos anos 1970. A cozinha também segue a filosofia descolada, com a maioria dos itens para comermos com as mãos. As opções incluem asas de frango crocantes, costelinha de porco com cobertura de tamarindo, cogumelos shimeji com molho la vong e óleo de cebolinha, cordeiro defumado com wraps de alface e macarrão banh hoi. Um karaokê fica nos fundos.
Tâm Tâm: 99 NW 1st St, Miami, FL 33128, Estados Unidos / Funcionamento: terça-feira a sábado, das 17h30 às 22h30 / Reservas via site.
Prestes a abrir ainda neste verão americano, o Habibi, em Miami River, é um restaurante e casa noturna com inspiração nas ruas do Marrocos. A arquitetura tem toques art déco e tanto a decoração quanto a cozinha têm influências das costas de países do Norte da África. O interior nos revela opulência, com lustres, tapetes e cortinas. Já o menu promete pratos compartilháveis, como couve-flor assada com cogumelos selvagens; frango assado com limão e iogurte com ervas; espetos de robalo com de mel e missô, assim como labneh, hummus e babaganuche.
Habibi: 452 NW N River Dr, Miami, FL 33128, Estados Unidos / Mais informações pelas redes sociais.
Compartilhe: