Conheça 10 bares perfeitos para date em Belo Horizonte

Onde ir para um date em BH? Essa escolha pode ser um verdadeiro desafio. É fundamental encontrar um espaço que não apenas reflita os gostos de ambos, mas que também ofereça um ambiente acolhedor e descontraído. Para ajudar nessa tarefa, convidamos a mineira Lorena Martins, uma experiente jornalista e curadora de gastronomia, para compartilhar com a CNN Viagem&Gastronomia os melhores lugares para um date em Belo Horizonte.

Grande conhecedora da capital de Minas Gerais, Lorena destaca que esses lugares incríveis são ideais para um encontro romântico, mas também merecem espaço no seu roteiro para momentos com amigos ou até mesmo para uma experiência solo. O essencial é explorar e se deliciar com tudo o que Belo Horizonte tem a oferecer!

 

Veja em quais bares ter um date em Belo Horizonte, segundo Lorena Martins:

Terraço Niê

Recém-inaugurado em BH, o Terraço Niê fica no topo do icônico arranha-céu projetado por Oscar Niemeyer, na Praça Sete, bem no centro da capital mineira.

O local é ideal para surpreender no primeiro encontro, afinal, tem uma vista panorâmica que abraça vários pontos da cidade. Além do mirante, a gastronomia, assinada pelo chef Victor Zulliani, contém pratos inspirados na culinária dos países onde Niemeyer deixou sua marca, como Itália, França, Brasil, Argélia, Portugal e Líbano, além de drinques e vinhos.

Sobre os pratos, destaque para as croquetas de cogumelo e a pastilha folheada de costela de boi e mel.

Terraço Niê: P7 Criativo – Rua Rio de Janeiro, 471 – Centro-BH/ Horário de funcionamento: Segunda e terça: 11h30 às 19h; Quarta e quinta: 11h30 à 0h; Sexta e sábado: 11h30 às 3h

Nimbos Bar

Localizado em uma esquina bem próxima ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Nimbos aposta no conceito de “bar de hambúrguer” com mesas na calçada, música boa, porções para compartilhar e coquetelaria descompromissada pelas mãos de Max Faustino.

O cardápio é assinado pelo chef Luli Moreira, que aposta em sanduíches como o Shablei, com requeijão de corte, cebola caramelizada, bacon e rúcula; além de petiscos como o Kurama, frango marinado e besuntado em molho agridoce.

Nimbos Bar: Rua Sergipe, 629 – Savassi-BH/ Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 18h à 00h; domingo, das 17h às 23h.

Cabernet Butiquim

O Cabernet Butiquim é para quem gosta de um bom vinho, mas não abre mão do clima descontraído de um boteco. A pedida é pegar uma mesa na rua, e aproveitar os rótulos diversos, harmonizados com o cardápio da chef Jana Barrozo, com destaque especial para as opções da estufa-fria.

Além dos vinhos, o bar Garagem do Cab, comandado pelo mixologista Xandão Loureiro, apresenta drinques especiais. Uma dica para paquerar? Peça ao mixologista para criar algo autoral e impressionar o date!

Cabernet Butiquim: Rua Levindo Lopes, 22 – Funcionários-BH/Tel.: (31) 98447-4102/ Horário de funcionamento: terça a sábado, de 11h30 às 23h30; domingos, 11h30 às 16h

Casinha do Jura (Juramento 202)

O Juramento 202, da Cervejaria Viela, é um dos bares mais queridinhos de Belo Horizonte e um ponto quase sempre certeiro para paquerar. Porém, ao lado, inaugurou um anexo batizado carinhosamente de Casinha do Jura.

No Juramento, geralmente as pessoas ficam em pé, conversando e ouvindo samba ou chorinho ao vivo, dependendo do dia da semana. Já na Casinha, tem mesinhas para sentar e opções de comida com influências na gastronomia árabe, assinados pelo chef Henrique Gilberto, como shajshuka verde com torradas e pastel de cabra com favo de mel, além de drinques e cervejas da Viela.

Se o date não for para frente, nada está perdido: basta voltar para o Juramento e dar outra sorte para o amor!

Juramento 202/Casinha do Jura: Rua Juramento, 202, Pompeia/ Horário de funcionamento: às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 17h até 0h; sábados, de 12h30 até 0h; domingos, de 12h30 às 20h

Madame Geneva

O endereço, especializado em drinques autorais e criativos, contempla um espaço lindo e aconchegante, ideal para dar aquela ajuda no clima dos primeiros encontros, sabe? A começar, o ambiente parece um teatro antigo com uma decoração em tons de vermelho e luz baixíssima.

O bar também traz uma programação cultural diversa, tem comidinhas para dividir e beliscar e os coquetéis são, em sua maioria, assinados pela renomada mixologista Jezebel (Cibele Guimarães).

As opções vão desde aos sugestivos Sedutora (vodca, xarope de maçã verde, limão e coentro) e o Gozada (rum, malibu, xarope de abacaxi, leite de coco e limão).

Madame Geneva: R. Elias Antônio Jorge, 21a – Luxemburgo-BH/ Tel.: (31) 98482-1133/ Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 19h à 0h

Café com Letras

Desde 1996, quando ainda a palavra “date” era desconhecida por nós, o Café com Letras já era um ponto de encontro cultural da cidade e, muitos anos depois, segue sendo um dos destinos mais certeiros para encontros românticos — ou não.

O espaço é lindo, contempla sempre exposições de arte, apresentações de DJs, chorinho, jazz e lançamentos de livros, sempre com uma agenda cultural agitada e um público que sempre se renova.

Luz baixa, velas à mesa e um cardápio que preserva, desde a abertura, sugestões deliciosas. Dentre elas, a porção de pão de queijo recheado com Canastra e geleia de damasco, e a icônica Tábua Pub, com Onion rings, batatas rústicas, muçarela sticks e frango empanado com molhos honey mustard, barbecue de goiabada e gorgonzola.

Café com Letras: Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi-BH/ Tel.: (31) 2555-1610/ Horário de funcionamento: domingo a terça, de 12h às 23h; quarta a sábado: de 12h à 00h

Ofélia Bar

 

Drinques criativos e um toque místico, que tal? Essa é a proposta do Ofélia Bar, que reúne coquetelaria autoral e boa gastronomia assinada pelo saudoso chef Kiki Ferrari, que morreu em abril de 2024.

O local é uma casa da década de 40 e tem cômodos com mesas e cadeiras ideais para um encontro mais intimista. O destaque fica para os drinques criados com base nas cartas do Tarô de Marselha.

Lá do balcão, saem coquetéis com combinações inusitadas de ingredientes, como o Sacerdotisa, drinque que tem um sabor delicado a partir da combinação com gim, licor de lavanda, albumina e limão.

Todas as quartas e quintas-feiras, um tarólogo profissional fica disponível para quem quiser uma consulta rápida — ou procurar uma resposta imediata para saber se o date vale à pena ou se é perda de tempo.

Ofélia Bar: Rua Rio Grande do Norte, 311 – Funcionários-BH/ Tel.: (31) 8373-4990/ Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 18h à 0h; sexta-feira, de 18h à 1h; sábado, de 16h à 1h; domingo, de 15h às 22h.

Florestal

O Florestal, restaurante com protagonismo vegetal comandado pela chef Bruna Martins, contempla pratos clássicos da comida de rua de vários países em preparos ideais para serem compartilhados.

Destacam-se as croquetas de cogumelos, o jiló espalmado, cogumelos e tahine e a couve-flor frita lambuzada em molho agridoce, além dos espetinhos feitos no braseiro, como o imperdível pão de alho e lula na brasa.

Tudo é ideal para ser degustado em um ambiente super charmoso e com ares botânicos. As mesinhas lá fora são circundadas por uma pracinha arborizada, ideal para um date no fim da tarde.

Florestal: Av. Assis Chateaubriand, 170 – Floresta-BH/ Tel.: / Horário de funcionamento: quarta, quinta e sexta, de 18h às 23h; sábado, de 12h às 23h; domingo, de 12h às 18h

Fugu Izakaya

Pequenininho, o ambiente intimista do Fugu Izakaya tem uma comida incrível inspirada nos izakayas do Japão e um balcão de frente para o fogão, onde é possível acompanhar as panelas e a movimentação da equipe na cozinha, além de interagir com o próprio chef Victor Naddeo — uma boa estratégia também para se manter distraído caso o date não estiver muito interessante.

Além do balcão de frente para cozinha, há pouquíssimas mesas espalhadas pelo salão, todas quase bem juntinhas. Para comer, indispensável os lamens, os espetinhos feitos da churrasqueira japonesa e a admirável carta de saquês.

Fugu Izakaya: Rua Fernandes Tourinho 292 – Savassi-BH/ Horário de funcionamento: de quarta e quinta, das 18h às 22h30; sexta, das 12h às 14h30 e 18h às 22h30; domingo, de 12h às 22h30

Boteco Nada Contra

Climinha de boteco, cervejinha de garrafa servida no copo Lagoinha e uma Campari Tônica para começar. Os pilares do Boteco Nada Contra são ainda mais fortalecidos pela estufa apetitosa de iguarias como a costela de boi com mandioca, rabada com agrião e os pastéis de pernil ou provolone, entre outros petiscos preparados com maestria pela chef Samira Lyrio.

Além da estufa, que já é o centro das atenções do bar, o ambiente tem uma decoração descolada, com destaque também para a estante repleta de livros de gastronomia, música, clássicos da literatura e de política. Além da simpatia dos anfitriões, a playlist é um charme à parte, repleta de clássicos da música brasileira, que passeiam por Jorge Ben a Reginaldo Rossi.

Ouvi dizer que dates que acontecem por lá resultam em casamentos duradouros. Não foi o meu caso, mas, pela estufa, vale à pena tentar!

Boteco Nada Contra: Rua dos Aimorés, 629, Funcionários-BH/ Tel.: (31) 98988-6857/ Horário de funcionamento: terça a sexta, das 17h às 23h30; sábado, de 12h às 23h30.

Sobre Lorena Martins


Lorena Martins, jornalista e curadora de eventos culturais e gastronômicos • Divulgação

Lorena K. Martins é jornalista, escritora e curadora de cultura e gastronomia. Trabalha no jornal O Tempo e mantém com notícias e boas curiosidades sobre comida mundial o podcast “Gastrô”, disponível no Spotify e na rádio 91,7 FM.

Foi curadora gastronômica das edições de 2022, 2023 e 2024 da Virada Cultural de Belo Horizonte e também assinou a curadoria das edições de gastronomia feminina do festival do Projeto Aproxima, que reúne cozinheiras, chefs e projetos geridos por mulheres.

Escreve, divulga e enaltece iniciativas de protagonismo feminino na cozinha como o “Mapas das Minas” para a Bienal de Gastronomia de BH e autora do artigo “Cozinha mineira: sabores e saberes de um alicerce feminino” para o projeto “Cozinha Mineira Patrimônio”.

Também é diretora do documentário “Três Marias”, lançado em 2023, que homenageia as três matriarcas da cozinha mineira – Maria Stella Libânio (1918-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023), personagens que seguem contribuindo com sensibilidade e potência para o desenvolvimento e reconhecimento da cultura alimentar de Minas Gerais.

Conheça 7 lugares imperdíveis para amantes de vinho em Nova York

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Wicked“: diretor explica motivo de expansão de “Defying Gravity“ para o filme

Diretor do filme “Wicked”, John M. Chu explicou o motivo de ter expandido a performance original…

Botafogo tem oito jogadores pendurados antes de partida decisiva

O Botafogo enfrenta o Vitória neste sábado (23), no Nilton Santos, em partida válida pela…

Irmão de técnico do Atlético-MG marca presença na final da Sul-Americana

Candidato à presidência do Racing e irmão de Gabriel Milito, técnico do Atlético-MG, o ex-jogador…