O líder da oposição da Coreia do Sul, do Partido Democrático, Lee Jae-myung, disse nesta quarta-feira (4) que o presidente Yoon Suk Yeol representa um alto risco de provocar a Coreia do Norte em um conflito militar e tem uma chance significativa dele declarar lei marcial novamente.
Centenas de deputados da oposição e integrantes do partido se reuniram em frente à Assembleia Nacional nesta quarta-feira para pedir a renúncia e o impeachment do presidente Yoon.
“Eles tentarão (lei marcial) novamente, abordando suas deficiências depois de terem falhado uma vez”, disse Lee. “O risco de provocar a Coreia do Norte e eventualmente levar a um conflito militar é significativamente alto”, ele acrescentou.
Yoon declarou lei marcial em um discurso ao vivo na televisão na noite de terça-feira (4). Ele reverteu a medida seis horas depois, após o parlamento desafiar a polícia e as forças especiais para votar para bloquear a lei.
Seis partidos de oposição sul-coreanos apresentaram um projeto de lei pedindo o impeachment de Yoon, informou a Agência de Notícias Yonhap de Seul.
Uma votação sobre o projeto de lei pode ser realizada nesta sexta-feira (6) ou sábado (7), acrescentou a Yonhap.