• Home
  • Gastronomia
  • Dentro do Haru Ichiban, Umai já nasce como um dos melhores omakases do Rio

Dentro do Haru Ichiban, Umai já nasce como um dos melhores omakases do Rio

Endereço em Copacabana que se projetou como um dos melhores japoneses do Rio, o Haru Ichiban estreou semanas atrás uma sedutora novidade. Antes integrada ao restaurante, a sala de omakase da casa adquiriu vida própria. O espaço ganhou nova decoração e equipe, além de um charmoso balcão de madeira com 10 lugares. Chama-se agora Umai (“habilidoso”, em japonês).

Sob supervisão do dono e também chef-executivo Nandro Rodrigues, o Umai se dedica ao omakase — menu degustação de sushis, sashimis e outros pratos japoneses que variam conforme os melhores ingredientes do dia.

No curso de 16 passos, focado sobretudo em peixes do litoral brasileiro, Nandro e sua equipe apresentam pequenas joias gastronômicas, que impressionam pelo visual impecável e pela harmonia de sabores.

A abertura do jantar é calorosa, com uma bela versão do chawanmushi. O tradicional pudim salgado de ovo à moda japonesa chega incrementado por três texturas de shiitake — caldo, espuma e o próprio cogumelo.

Ainda na sequência inicial, as fatias de pescada-perna-de-moça montadas em formato de flor ganham toque marinho de caviar de mujol. O sashimi de atum é untado com azeite premium Sabiá e coroado por ovas de salmão.

Todos os sushis recebem um tchan especial. O de piraúna, por exemplo, vem coberto por karasumi (versão japonesa da bottarga). Outro destaque foi o sushi de viera com manteiga noisette clarificada e pólen de abelha jataí.

Mais surpresas surgem na parte final da degustação. É o caso do delicado cannoli de massa filo recheado de tartar de polvo e camarão e do interessante contraste de sabores entre a enguia grelhada ao molho tarê servida com tamagoyaki, uma omelete japonesa levemente adocicada.

O menu de 16 etapas sai por R$ 350 e inclui as sobremesas e bombons do novo chef-confeiteiro da casa, Thiago Ferrer (ex-Mee e ex-Fairmont).

É de autoria dele a pré-sobremesa the melon, que traz três texturas de melão cantaloup, e a cenográfica sobremesa fazenda de shiitake, que tem como destaque um surpreendente sorvete artesanal feito com o cogumelo.

Vem mais boas novidades por aí: até janeiro, o Haru ganhará um bar japonês no terceiro andar, chamado 111 Listening Bar, que se dedicará aos coquetéis com saquê, shochu, gins premium e uísques do extremo oriente.

Umai: Rua Raimundo Corrêa, 10 (sobreloja), Copacabana, Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 9-6883-5146 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: de terça a domingo, 19h ou 21h30. Não abre no último domingo do mês.

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Sobre Fabio Wright


fabio wright
Fabio Wright é jornalista gastronômico e nome por trás do site e perfil Taste and Fly • divulgação

Jornalista paulistano que transita semanalmente entre São Paulo e Rio, já escreveu sobre gastronomia para grandes veículos, como Veja São Paulo, O Estado de S. Paulo e Época São Paulo. Nos últimos dez anos, visitou 18 países em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia. Compartilha também suas descobertas no site e Instagram Taste and Fly.

Como um bistrô familiar virou o melhor restaurante do Oriente Médio

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Irmão de técnico do Atlético-MG marca presença na final da Sul-Americana

Candidato à presidência do Racing e irmão de Gabriel Milito, técnico do Atlético-MG, o ex-jogador…

CBF confirma fase eliminatória da Copa do Nordeste 2025 para início de janeiro

Este torneio contará com a participação de 16 clubes, que se enfrentarão em partidas únicas,…

Ao vivo: acompanhe tudo sobre a final da Sul-Americana entre Racing x Cruzeiro

Cruzeiro e Racing se enfrentam logo mais, às 17h (de Brasília), no Estádio La Nueva…