O chef Pedro Artagão, fundador do Grupo Irajá, que no início do ano foi adquirido pelo grupo Alife Nino, inaugura mais uma casa em São Paulo, desta vez focada nos sabores ibéricos.
O Taberna Rainha, que já conta com uma unidade no Rio de Janeiro, chegou em solo paulista e está em soft opening para amigos do chef. A previsão de abertura para o público em geral é na próxima quinta-feira (29).
Ocupando o mesmo endereço que abrigava o Madame Suzette, a nova casa tem como inspiração a gastronomia ibérica, ou seja, um mix dos sabores das cozinhas espanholas e portuguesas. Com ambiente decorado com azulejos típicos portugueses, mesas de madeira e um balcão de crudos, o menu apresenta receitas clássicas e ingredientes tradicionais, mas com a bossa e o toque especial que são tão marcantes em todas as casas de Pedro.
É claro que as tradicionais croquetas espanholas ganharam uma seção só para elas, que chegam em versões de jamón, gambas, costilla, cordeiro e pato. Tortillas de batatas, polvo à ramiro, gambas ajillo e sardinhas portuguesas também aparecem em porções para compartilhar.
Na parte dos crudos, destaque para o Gran Plato, com um belo mix de ostras; carpaccio de atum em salsa escabeche; vinagrete de polvo; carpaccio de salmão, cítricos e crema; ensaladillas russas de gambas; e confit de atum.
Já entre os principais, o sotaque português aparece no bacalhau lagareiro ou no bacalhau espanhola. Completa o menu arrozes como o meloso de cavaca flambado ao conhaque; o meloso de costilla com cebolas douradas; o meloso de alcachofra com cogumelos cardonchello; o bomba de pato confit com azeitonas e embutidos; e o bomba de camarão pistola com peixe do dia e caldo de tomate. Feche a refeição com sorvete de queijo ou mil folhas de nata.
Nos próximos meses, o chef abrirá o Boteco Princesa na capital paulista, também no Itaim, na Rua Pedroso Alvarenga.
Taberna Rainha: R. Jerônimo da Veiga, 129 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
Restaurante L’Avenue, um dos mais badalados de Paris, aterrissa em São Paulo