A Ford F-150 é um ícone no mundo das picapes. A versão 100% elétrica dessa picape, a Lightning, ainda não é oferecida ao público brasileiro — mas a Ford estuda essa possibilidade. Além das funcionalidades convencionais, a F-150 Lightning traz o Ford Home Backup Power, que permite que o veículo seja capaz de abastecer uma casa em que tenha faltado energia.
Segundo a Ford, a F-150 Lightning com bateria de alcance estendido (opcional em algumas versões e inclusa em outras) é capaz de fornecer energia a uma casa por três dias — ou até dez, caso o uso seja feito com racionamento.
Como funciona?
Para usufruir dessa funcionalidade, é necessário o uso de uma estação de recarga especial, instalada na casa do proprietário do veículo: o Ford Charge Station Pro de 80 amperes. Esse carregador acompanha as versões da Ford F-150 Lightning 2023 com bateria de alcance estendido.
Já naquelas 2023 com baterias de alcance padrão, ou modelo 2024 (qualquer versão), esse carregador pode ser comprado à parte (pelo preço de US$ 1.310 nos Estados Unidos — cerca de R$ 7,2 mil). Além disso, nessas versões da picape, a Ford cobra uma taxa extra para ativação do software do Home Backup Power.
Além do carregador, o proprietário também precisa ter sua residência devidamente equipada com o Home Integration System para que a picape possa fornecer eletricidade a ela.
Nos Estados Unidos (principal mercado da F-150 Lightning), a Ford possui uma empresa parceira para a instalação do carregador e do Home Integration System: a Sunrun.
Embora a Sunrun tenha sido co-criadora dessa tecnologia, a Ford enfatiza que o proprietário da picape tem total liberdade para escolher a empresa que fará instalação dos produtos, não sendo obrigatório escolher a Sunrun. Entretanto, a compra do hardware do Home Integration System deve ser feita pelo site da Sunrun.
O proprietário da picape pode configurar a F-150 Lightning para manter uma reserva de energia desejada quando a função Home Backup Power estiver sendo utilizada: essa função permite que o fornecimento de energia para a residência seja interrompido quando a bateria da picape atingir um certo nível de autonomia.
Dessa forma, o dono do carro terá alguma porcentagem de carga para ir a algum local com energia elétrica para recarregar o veículo.
A estimativa de tempo que a picape pode fornecer energia a uma casa considera o uso de 30 kWh por dia e uma picape com bateria de alcance estendido.
Investimento
O primeiro gasto que o proprietário de uma Ford F-150 Lightning nos EUA tem, caso queira utilizar o Home Backup Power, é a compra do carregador mais potente para o modelo: o Ford Charge Station Pro.
Em seguida, há a necessidade de equipar a residência com o Home Integration System. O preço pode variar, caso o comprador opte por comprar em conjunto um kit de energia solar.
Tom Moloughney, editor do site InsideEVs e apresentador do canal do YouTube State of Charge, afirma que seu Home Integration System custou, há cerca de um ano, US$ 3.895 (cerca de R$ 21,3 mil).
Há também os custos de instalação, que podem variar muito. Além disso, casas mais antigas ou com circuitos elétricos mais simples podem precisar de melhorias para comportar o sistema da Ford.
Moloughney diz que teve de substituir parte da instalação elétrica da casa dele, bem como um transformador do poste de sua rua, para conseguir equipar o Home Integration System.
Juntando tudo, o investimento para instalação dos equipamentos necessários para o uso do Home Backup Power pode ultrapassar 10% do valor da própria F-150 Lightning.
Todas as versões da F-150 Lightning já vêm equipadas com o Ford Pro Power Onboard: um sistema com 11 tomadas, localizado na caçamba, capaz de fornecer energia para equipamentos, ferramentas e até pequenas instalações, como cabanas.
Os carros da BYD vendidos no Brasil contam com sistema semelhante: o VtoL (Vehicle to Load). Tal funcionalidade extrai energia da bateria do veículo para alimentar equipamentos eletrônicos externos. Isso pode não ser suficiente para abastecer uma casa por dias, mas ajudará em caso de falta de energia.