O tema da redação do Provão Paulista nesta quarta-feira (30) foi gentrificação. Vários estudantes reagiram nas redes sociais com dúvida, afinal, não é todo dia que falamos sobre esse conceito.
Segundo a Academia Brasileira de Letras, gentrificação é o “processo de revitalização econômica e transformação social, com investimento na infraestrutura de uma área urbana de habitação popular, geralmente com sinais de degradação física, o que ocasiona a valorização dos imóveis e aumento do custo de vida, afastando os antigos residentes e comerciantes e atraindo outros com maior poder aquisitivo”.
Em resumo, é a transformação de bairros populares em áreas mais valorizadas, resultando no afastamento da população que vivia ali anteriormente.
O bairro Santa Cecília, na região central de São Paulo, serve de exemplo do processo de gentrificação. Nos últimos anos, o bairro tem tido lançamentos de empreendimentos modernos e caros, que afastam os antigos moradores da região, pois os preços de moradia não condizem com a sua realidade.
Provão Paulista
O primeiro dia do Provão Paulista aconteceu nesta quarta-feira (30), quando cerca de 378 mil estudantes da terceira série do ensino médio fizeram a prova. Os alunos responderam 48 questões de linguagens e ciência da natureza, além da redação.
A segunda etapa para as terceiras séries será aplicada nesta quinta-feira (31) com 42 questões de matemática, ciências humanas e sociais.
Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 9 de dezembro, a partir das 20h.
No caso dos estudantes matriculados na primeira e segunda séries do ensino médio, as provas serão nos dias 11 e 12 de novembro.
Vagas em universidades paulistas
O Provão Paulista oferece 15 mil vagas em instituições de ensino superior paulistas, como a USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja