O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que irá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (13), para finalizar as discussões sobre a revisão de gastos planejada pelo governo federal.
Segundo Haddad, um anúncio ainda nesta semana depende de uma autorização de Lula.
“Hoje ainda temos uma reunião com o presidente. Não sei se há tempo hábil [de anunciar essa semana]. Se o presidente autorizar, nós anunciamos. Assim que ele der autorização, nós estamos prontos para dar publicidade aos detalhes do que já está sendo assistido aqui”, disse Haddad.
As declarações foram dadas após reunião do chefe da Fazenda com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Haddad afirmou que Lira sinalizou que fará “todo o esforço necessário” para aprovar o pacote de corte de gastos em 2024.
Além de Lira, Haddad se encontrou na manhã desta quarta com o ministro da Defesa, José Múcio. A Defesa, segundo apuração da CNN, deve ser a última pasta incluída nas medidas de corte de gastos.
No esforço de conversas entre Executivo e Legislativo , o presidente Lula se encontrou hoje com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Os encontros acontecem em um momento em que o governo se agiliza para anunciar as medidas de revisão o mais rapido possivel, apos incômodo do mercado com a demora de três semanas do governo para um anúncio.
O pacote deve ser encaminhado ao Congresso Nacional como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de um projeto de lei complementar. Por essa razão, Lula quer ouvir os presidentes das Casas Legislativas antes de qualquer anúncio.
Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco