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06/12/2024 – 14:22
A Honda anunciou o lançamento do modelo 2025 da scooter ADV 160. Combinando praticidade e um espírito aventureiro, a montadora busca ampliar o mercado para esse tipo de veículo.
Para 2025, a scooter traz uma significativa evolução, chegando à sua segunda geração aperfeiçoada em diversos aspectos, técnicos e estéticos, porém preservando a personalidade que fez dela uma scooter exclusiva no segmento.
O novo modelo chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro de 2025, com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. As cores disponíveis são Vermelho Perolizado/Pearl Siena Red e Cinza Metálico/Iron Nail Silver Metallic. O preço sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.534,00
Novo motor
Uma das principais mudanças está no motor, que é o mesmo que equipa a Honda PCX 160, apresentada há cerca de dois anos. Ele pertence à geração eSP+ – enhanced Smart Power Plus, caracterizada pelo aumento da capacidade cúbica e adoção do cabeçote de quatro válvulas, que proporcionou a elevação de potência e torque. O aspecto ambiental é outro fator de evolução na nova ADV 160, que atende plenamente a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5.
A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV precedente para 16 cv. No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgm.f para 1,49 kgm.f. A elevação da capacidade cúbica de 149,3 para 156 cm3 deriva do diâmetro do cilindro aumentado de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução, de 57,9 mm para 55,5 mm.
A chegada do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control é outro ponto de evolução da ADV 160 2025, pois permite o melhor aproveitamento da potência e torque com segurança. No âmbito da transmissão, a ADV 160 2025 mantém o sistema CVT – Continuous Variable Transmission.
Chassi redesenhado
O chassi do modelo 2025 da scooter foi redesenhado, proporcionando aumento de resistência em razão do desempenho superior oferecido pelo motor. O mesmo pode ser dito em relação às suspensões com novo ajuste, preservando as mesmas características: telescópica na dianteira e com dois conjuntos mola/amortecedor na traseira. A frenagem permanece com disco na dianteira e traseira, com sistema ABS de 1 canal à frente.
Do ponto de vista do design, os destaques são o para-brisa regulável mais protetivo, a nova conformação do assento que resultou em menor distância deste em relação ao solo, compartimento sob o assento de maior dimensão, novo painel LCD e atualizações na carenagem.
Novo painel com conta-giros
O painel LCD tem design inédito, e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas, entre as quais o indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro digital, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo. Luzes alerta monitoram o funcionamento do HSTC (on/off) temperatura do motor, sistema ABS, Smart Key e o Idling Stop, entre outras. Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações como ligar e desligar o HSTC ou acessar o menu de configurações.
Suspensão com novo ajuste a freio com ABS de 1 canal
A suspensão dianteira do tipo telescópico oferece um curso de 130 mm, garantindo conforto e competente absorção das irregularidades. Na traseira, o sistema de suspensão se vale de um par de conjuntos mola-amortecedor com reservatório separado, Twin Subtank Showa, com curso de 110 mm e mola progressiva de três estágios.
As rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.