• Home
  • PRINCIPAL
  • Jogos Olímpicos: relembre carros que homenagearam a competição

Jogos Olímpicos: relembre carros que homenagearam a competição

Os Jogos Olímpicos 2024 começaram na sexta-feira (26) em Paris, com a tradicional cerimônia de abertura.  Atletas de 206 países e territórios devem participar da competição, que atrai atenção mundial. Também neste tipo de evento, há a presença da indústria automobilística, seja por meio de patrocínio oficial ou tentando aproveitar o espírito olímpico para vender seus produtos.

A Toyota, uma das patrocinadoras da Olimpíada 2024, elegeu o Mirai (um sedã movido a hidrogênio) como carro oficial da competição deste ano. A opção gerou controvérsia, com um grupo de cientistas criticando o modelo. Mas, ao longo da história, várias outras marcas aproveitaram os jogos para lançar séries especiais. Relembre abaixo alguns modelos vendidos no Brasil.

Nissan Kicks – Rio 2016

Na Olimpíada Rio 2016, a japonesa Nissan foi uma das patrocinadoras e aproveitou para divulgar seu lançamento daquele momento, o SUV compacto Kicks. O modelo foi o carro oficial do revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil.

O veículo era derivado da opção top de linha, SL, e tinha carroceria branca, cinza ou branco com teto laranja. Havia ainda detalhes em laranja no para-choque e grade, além de logotipos “Rio 2016”. Apenas mil unidades foram feitas, e o lote foi esgotado antes mesmo da Nissan divulgar o preço.

Nissan Kicks Rio 2016 / Foto: Nissan Kicks Rio 2016

Nissan March – Rio 2016

Na mesma toada do Kicks, também o hatch compacto da marca recebeu uma série especial. O March Rio 2016 foi vendido em lote numerado de mil unidades.

Baseado na versão SL, ele tinha saias laterais, emblemas das Olimpíadas e adesivos. Também combinava interior com detalhes em laranja. O motor era o 1.6 flex de 111 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.

A inscrição “Rio 2016” era aplicada no jogo de tapetes com bordado exclusivo, nas saias e nas laterais externas. Talhado em uma peça metálica, o logotipo oficial dos Jogos Rio 2016 aparecia na tampa do porta-malas e nos para-lamas dianteiros.

Outra diferença da série especial limitada em relação ao Nissan March de produção em série era o acabamento two tone, que destaca o teto na cor Preto Premium.

Nissan March Rio 2016 teve com estilo único e edição limitada e numerada de 1.000 unidades
Nissan March Rio 2016 teve com estilo único e edição limitada e numerada de 1.000 unidades / Foto: Divulgação

Volkswagen Gol Série Ouro – Sydney 2000

Na primeira Olimpíada dos anos 2000, a Volkswagen apostou em usar o nome “Série Ouro” para remeter à medalha mais disputada pelos atletas.

Para a Olimpíada de Sydney 2000, a Volkswagen lançou o Gol Série Ouro, equipado com um motor 1.0 16V e adornado com logotipos dos jogos. O carro incluía direção hidráulica, volante esportivo e vidros escurecidos.

Volkswagen Polo Série Ouro – Atenas 2004

Já em Atenas 2004 foi a vez do Polo Série Ouro, que apresentava rodas de liga leve de aro 15, aerofólio com brake light e retrovisores na cor do veículo.

Limitada a 2.160 unidades, esta edição vinha com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

Foto: Divulgação

Volkswagen Gol e Volkswagen Parati – Atlanta 1996

Em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, a Volkswagen lançou as edições especiais do Gol e Parati Atlanta. Os modelos eram da nova geração e estavam fazendo muito sucesso no mercado nacional. A marca alemã fez propaganda com o goleiro Dida e o treinador Zagallo, da Seleção Olímpica.

Os modelos eram derivados da versão CLi e ostentavam para-choques e retrovisores na cor do veículo — algo comum atualmente –, além de logotipos e adesivos das Olimpíadas.

Havia faróis de parábola dupla, rodas aro 14 com calotas, volante três raios, bancos e acabamento das portas em padronagem exclusiva. Ar-condicionado e vidros elétricos eram opcionais.

Chevrolet Monza – Barcelona 1992

Baseado na versão SL, o Chevrolet Monza Barcelona 1992 apresentava faixas decorativas laterais nas cores vermelho e amarelo, em referência à bandeira espanhola.

O sedã era equipado com motores 1.8 e 2.0, o modelo oferecia opções à gasolina e álcool, com injeção eletrônica. Esta série especial destacou-se por seu design diferenciado e pelas melhorias internas, como o volante com a gravatinha símbolo da Chevrolet.

Chevrolet Monza Barcelona 1992
Chevrolet Monza Barcelona 1992 / Foto: Reprodução

Volkswagen Voyage – Los Angeles 1984

Para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, a Volkswagen lançou o Voyage Los Angeles.

Equipado com um motor 1.6 a álcool, esta edição era exclusiva na cor azul e apresentava bancos de veludo cinza da Recaro.

Embora inicialmente não tenha sido um sucesso de vendas, o Voyage Los Angeles tornou-se um item de colecionador ao longo dos anos. A série limitada incluía características exclusivas, como spoiler dianteiro e traseiro, faróis de neblina quadrados e rodas de liga leve.

Volkswagen Voyage Los Angeles 1984 não fez sucesso na época, mas hoje é item de colecionador
Volkswagen Voyage Los Angeles 1984 não fez sucesso na época, mas hoje é item de colecionador / Foto: Reprodução

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Dorival desistiu de Endrick? Treinador explica atacante fora da Seleção

Endrick ficou fora da lista de convocados de Dorival Júnior pela primeira vez desde que…

Julgamento de corrupção do prefeito de Nova York é marcado para 2025

O prefeito de Nova York, Eric Adams, será julgado por acusações de corrupção a partir…

Como Red Bull ‘implodiu’ e pode perder campeonato ‘ganho’ na Fórmula 1

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 01/11/2024 – 10:14 Ninguém imaginava há quatro meses, quando Max…