• Home
  • PRINCIPAL
  • Líderes da América Latina parabenizam Orsi pela vitória no Uruguai

Líderes da América Latina parabenizam Orsi pela vitória no Uruguai

Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai, no domingo (24) após vitória no segundo turno das eleições presidenciais. Diversos líderes da América Latina parabenizaram a conquista do candidato de centro-esquerda.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, saudou Yamandú Orsi pela vitória nas eleições uruguaias.

“Parabéns a Yamandú Orsi e Carolina Cosse pela vitória como presidente e vice-presidente da irmã República Oriental do Uruguai. A Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que mais uma vez demonstra sua vocação democrática e progressista”, escreveu Sheinbaum na rede social

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse no domingo que ligou para Yamandú Orsi para parabenizá-lo e que na ligação discutiram como cooperar na “justiça e unidade”.

“Acabei de ligar e parabenizar @OrsiYamandu pela vitória no Uruguai. Conversamos sobre como seguir em frente juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade. Do Chile, todo o sucesso neste novo caminho para Yamandú e a vice-presidente, Carolina Cosse!”, o presidente chileno escreveu no X.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também publicou uma mensagem de felicitações nas redes que dizia: “Quero parabenizar o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, principalmente, o presidente eleito Yamandú Orsi, à Frente Ampla e ao meu amigo Pepe Mujica pela vitória de hoje”, disse nas redes sociais.

A Chancelaria argentina também parabenizou “o povo uruguaio pela sua exemplar jornada cívica” e enviou saudações “ao presidente eleito Yamandú Orsi pela sua vitória”. “Ratificamos nosso compromisso de trabalhar junto com o Uruguai para fortalecer a agenda compartilhada e o bem-estar de ambos os países”, escreveu no X.

O candidato de centro-esquerda foi apoiado por José “Pepe” Mujica. A vitória representa a volta do Partido Frente Ampla ao comando do Uruguai após 4 anos da administração de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de centro-direita.

Orsi derrotou o candidato governista, de centro-direita, Álvaro Delgado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CCJ deve analisar projeto que dá poder a estados para legislar sobre matéria penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve analisar nesta terça-feira (26) projeto…

O Corinthians é maior do que o Vasco? Bate-Pronto discute afirmação polêmica de Ramón Díaz

Treinador comparou a situação dos dois clubes no momento em que assumiu, disse que o…

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta semana o conjunto de ações que…