A bancada do MDB na Câmara dos Deputados anunciou na noite desta quarta-feira (30) que vai apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Casa, conforme a CNN antecipou.
Motta é o candidato oficial do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para sucedê-lo no cargo.
“Nós esperamos de você [Motta] equilíbrio, busca de consensos. Que a gente possa ter diálogo e uma agenda que possa fazer nosso país avançar”, declarou o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).
Ele ainda elogiou a postura do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), de abrir mão da própria candidatura em prol de Motta.
“O resultado é fruto de responsabilidade na política e compromisso com nosso país”, disse Isnaldo.
A bancada emedebista se reuniu no início da noite e contou com a presença do próprio Motta por volta das 19h. Ele chegou sorridente acompanhado do presidente nacional do Republicanos, seu próprio partido, Marcos Pereira (SP).
Antes, Motta esteve com a bancada do PT, a poucos metros da reunião do MDB.
Até o momento, Motta conta com o apoio oficial do Republicanos, PP, Podemos e MDB. Juntas, as bancadas representam 152 deputados federais.
“Muito daquilo que sou hoje na vida pública aprendi aqui neste partido [MDB]”, afirmou Motta.
Ele ressaltou a necessidade de equilíbrio e diálogo, com uma convivência pacífica com as lideranças partidárias. Citou ainda saúde, educação, segurança pública e economia como temas essenciais, e reforçou compromisso com o equilíbrio fiscal.
12 congressistas são eleitos para prefeituras; saiba o que acontece