A lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre já está disponível. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado nesta semana.
Para consultar a lista, o candidato deve acessar o portal do ProUni com a conta gov.br.
O próximo passo para aqueles que estão na lista de espera é ir até às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados e comprovar as informações da inscrição.
Segundo o MEC, foram oferecidas mais de 651 mil vagas no Prouni neste ano, contando o processo seletivo do primeiro e do segundo semestre. No total, mais de 910 mil pessoas se inscreveram.
ProUni
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para cursos de graduação e sequenciais de formação específica – ou seja, formações de nível superior – em instituições privadas de ensino.
Para se inscrever, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem; ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do exame; e não pode ter zerado a redação.
Além disso, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para ter a bolsa integral. Para a bolsa parcial, a renda mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Ainda é necessário atender a pelo menos uma das três condições:
- Ter cursado o ensino médio em rede pública ou em rede privada com bolsa;
- Ser uma pessoa com deficiência; ou
- Ser professor da rede pública.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais